Como ter a melhor estratégia de outsourcing ainda em 2021?

[BPS] Como ter a melhor estratégia de outsourcing ainda em 2021_CAPA

A palavra “outsourcing” já é muito comum para muitas empresas. Às vezes, as empresas pensam que conseguem administrar seus trabalhos, mas precisam de ajuda e suporte. Com o outsourcing, as empresas agora podem acelerar adequadamente os fluxos de trabalho e melhorar seus produtos e serviços.

Neste artigo, daremos a você uma visão mais profunda e detalhada do outsourcing. Junto com isso, você também aprenderá algumas dicas para escolher o provedor de outsourcing certo para que seu negócio cresça.

O que é outsourcing?

Outsourcing (ou em bom português, terceirização) é transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa, contratando terceiros por um período de tempo indeterminado.

Desde a década de 1990, o outsourcing parece ser um movimento estratégico da empresa, pois traz um número considerável de benefícios. A demanda por outsourcing ocorre quando uma empresa deseja cortar investimentos extras em materiais, mão de obra e focar no que faz melhor.

O conceito de outsourcing, portanto, tem mudado e adquirido grande destaque no novo mercado global. A relação entre a empresa contratante e a subcontratada objetiva um relacionamento mutuamente benéfico de médio a longo prazo. Muitos já o classificam como um dos maiores negócios do futuro.

Os benefícios do outsourcing

Uma empresa às vezes cresce numa proporção que não pode suportar com sua própria equipe interna.

Para manter o ritmo, uma opção é contratar uma força de trabalho pré-treinada de empresas especializadas para executar as atividades, conforme necessário sem interromper o fluxo de negócios.

De acordo com um artigo de Brandon Gaille, 46% das empresas citaram que sua principal razão para o outsourcing era reduzir os custos operacionais, com 12% desejando acessar recursos específicos. 

Veja a seguir algumas vantagens que o outsourcing proporciona:

  • Agilidade: Ao optar pelo outsourcing, as empresas podem fazer as coisas de maneira muito profissional e rápida, sem pagar muito dinheiro pelos funcionários e instalações. 
  • Redução de custos: Ao terceirizar, você transforma custos de mão de obra fixos em custos de mão de obra variáveis, o que significa que você paga apenas pelos serviços de que precisa, mantendo a confiabilidade de um funcionário dedicado. Isso proporciona a flexibilidade de pessoal que os funcionários internos simplesmente não têm.
  • Avaliação de especialistas: A terceirização global fornece uma avaliação de muitas outras fontes de mão de obra certificadas. Isso pode trazer muitos valores para sua empresa e, às vezes, você pode aproveitar para convidar mais talentos para cooperar com suas empresa

Quais serviços de outsourcing podemos encontrar?

Existem muitos tipos diferentes que podem aumentar a produtividade de uma empresa e reduzir custos.

Vejamos os vários tipos de serviços de outsourcing!

  • Outsourcing de TI: Um dos serviços mais populares hoje, inclui a subcontratação de uma empresa externa para cuidar de todas ou parte das necessidades de TI de uma empresa, que podem variar do desenvolvimento de software à manutenção e suporte. 

Aqui na Loupen, nós temos o Rescue, uma ferramenta de acesso remoto completa com suporte personalizado em português. Acompanhe relatórios de performance e monitore as atividades dos técnicos. Garanta a produtividade e agilidade e identifique possíveis pontos fracos. 

  • Outsourcing de processos específicos: Hoje em dia, é comum terceirizar componentes operacionais específicos para outras empresas ou unidades especializadas nesta função específica. Por exemplo, um corretor de imóveis contrata um assistente virtual para ajudá-los a agendar compromissos com clientes e responder a e-mails relacionados a consultas de clientes.
  • Outsourcing de Projetos: Em alguns casos, a falta de pessoas disponíveis para fazer e terminar a tarefa ou a falta de qualificação para o trabalho pode fazer com que o preço da conclusão do projeto seja mais caro do que o outsourcing. É muito mais barato contratar um trabalhador remoto para concluir um projeto.

Como aplicar outsourcing na sua empresa? 

Veja a seguir os 7 passos essenciais para implantar esse modelo com êxito. 

  1. Estratégia – É necessário ter com bastante clareza o real motivo por trás da contratação de outra empresa.
  2. Planejamento – Qual a função que a empresa contratada vai desempenhar? Qual o perfil do colaborador ideal para essa atividade? 
  3. Pesquisa – Procure por fornecedores com cuidado e critério.
  4. Seleção e contratação – Ao encontrar uma empresa que ofereça tudo o que você precisa, comece a negociar modelos de trabalho e valores.
  5. Integração – Quando esses processos são bem documentados, com manuais e outros tipos de orientação já formalizados, essa etapa se torna bem mais fácil.
  6. Medição de controle – Acompanhamento da empresa subcontratada, medir os resultados e avaliar se está de acordo com as expectativas.
  7. Ajuste – Os gestores precisam estar atentos e ter a habilidade para ajustar o trabalho sempre que necessário, com o cuidado para que o serviço esteja alinhado com a estratégia da empresa.

Para concluir 

Esperamos que, com a leitura deste artigo, você tenha compreendido como o outsourcing pode ser um recurso estratégico para a geração de valor em uma empresa.

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