O que torna as criptomoedas únicas?

[BPS] O que torna as criptomoedas únicas_CAPA

Quando as pessoas ouviram falar de criptomoedas, algumas delas podem pensar em fazer uma negociação. No entanto, poucos sabem que as criptomoedas visam não usar bancos como intermediários.

Para verificar e proteger todas as transações feitas, as criptomoedas usam criptografia. Bitcoin (BTC) é a primeira criptomoeda que foi projetada para criar um sistema de pagamento eletrônico independente descentralizado. 

Se você é novo no mercado de criptomoedas e pode ser um trader de sucesso no futuro, pode começar entendendo o que torna essas moedas digitais únicas. 

Sem autoridade central e Descentralizado

Quando se trata de moedas tradicionais, o sistema financeiro está sendo controlado pelos bancos e autoridades centrais. No entanto, as criptomoedas não possuem esse sistema, pois qualquer transação pode ser validada e processada através de uma rede aberta.

Ao contrário dos sistemas bancários centralizados, as transações na maioria das criptomoedas são verificadas por criptografia. Depois disso, eles serão registrados em um blockchain, que é um livro público compartilhado. 

Anônimo

Sem autoridades centrais, as pessoas permanecerão anônimas durante toda a transação. Após enviar uma solicitação de transação, uma rede descentralizada verificará a transação antes de gravá-la no blockchain. 

Bitcoin e outras criptomoedas usam um sistema público e uma chave privada para autenticação de transações. Ou seja, você é livre para criar uma identidade anônima e usar uma carteira digital. Sobretudo, você precisa se preocupar com a segurança na autenticação de uma transação. 

Fornecimento limitado

Dólares, euros e outras moedas fiduciárias vêm com um suprimento ilimitado. Isso ocorre porque os bancos centrais podem emitir essas moedas o quanto quiserem. Não apenas isso, mas também podem manipular o valor das moedas para serem inflacionários. Isso significa que haverá uma diminuição no valor da moeda no futuro.  

Ao contrário das moedas fiduciárias, a maioria das criptomoedas tem uma oferta limitada e predeterminada. Bitcoin vem com uma oferta máxima de 21 milhões. Por exemplo, uma vez atingido o limite, não haverá novos BTCs a serem minerados. A razão pela qual as criptomoedas foram criadas com oferta limitada é evitar uma diminuição do valor ao longo do tempo e a manipulação da moeda. 

Seguro

Com essa validação de transação e informações descentralizadas, você pode esperar menos suscetibilidade a falhas do sistema, ‘bugs’ e hackers. Em outras palavras, a tecnologia blockchain que suporta criptos é o que torna qualquer transação mais segura. 

Imutável e Irreversível

Como uma forma de moeda imutável e irreversível, as criptos não permitem que ninguém altere transações após serem registradas no blockchain. Somente o proprietário da chave privada pode realizar transações e mover ativos digitais.

Embora seja possível modificar uma transação, não é fácil fazer isso devido à criptografia segura. Além disso, exigirá que você altere a maioria dos nós de rede registrados no blockchain. Para evitar fraudes nas transações, todas elas são abertas ao público e registradas de forma transparente. 

Como proteger as suas criptomoedas de maneira eficaz?

Você deve sempre manter suas criptomoedas seguras, independente de estar comprando, armazenando, ou investindo. A perda das moedas e tokens é, em sua grande maioria, permanente. Aprender como proteger suas moedas digitais é uma etapa primordial no mundo das criptomoedas.

Pensando nisso, disponibilizamos nosso e-book gratuitamente: ‘5 dicas para proteger suas criptomoedas’. 

Durante a leitura deste ebook, você irá descobrir quais são os cinco golpes mais comuns e como proteger sua carteira de criptomoedas de maneira eficaz usando nossa solução LastPass, o gerenciador de senhas líder do mercado.

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.