Segurança na Black Friday – Como proteger seus dados de forma eficaz?

[BPS] Segurança na Black Friday - Como proteger seus dados de forma eficaz_CAPA

A data oficial da Black Friday, mundialmente, é a última sexta-feira de novembro. O evento teve origem nos Estados Unidos e acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças – o famoso Thanksgiving –, feriado tradicional norte-americano.

As expectativas em torno da chegada da Black Friday estão altas, e os consumidores já fazem as contas para aproveitarem as melhores promoções. 

Por outro lado, o aumento de fraudes nesta época do ano é significativo, já que a maioria dos cibercriminosos usam essas promoções como disfarces para realizar ataques. 

Se proteger contra golpes nesse período do ano é essencial. A seguir você entenderá como proteger seus dados de forma eficaz e realizar suas compras com segurança.

Como a LGPD influencia na Black Friday?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma legislação que tem como objetivo proteger a liberdade e privacidade de consumidores e cidadãos. Com isso, ela estabelece regras para todas as empresas que coletam, armazenam e compartilham dados pessoais de terceiros. 

Essa lei garante que os consumidores escolham se querem ou não ter seus dados compartilhados, tanto as informações cadastrais como aquelas armazenadas pelos cookies, que registram nosso movimento no espaço online.

A lei prevê:

  • Respeito a privacidade dos internautas;
  • Escolher se deseja ou não receber tais informações sobre a empresa, produtos ou serviços;
  • Liberdade de expressão, comunicação e opinião;
  • Proteção contra a violação da intimidade, da honra e da imagem do usuário;

Caso as empresas não se adequem às exigências da nova lei, elas terão que arcar com multa que pode chegar a até R $50 milhões de reais.

Black Friday: 6 jeitos de evitar ser roubado

Com preços atrativos e descontos que conquistam os olhos do consumidor no primeiro olhar, é preciso ter cuidado para não cair na estatística de clientes que foram vítimas de propagandas enganosas e roubo de dados

“O mercado consumidor migrou boa parte de suas compras para a internet e, segundo pesquisa da TracyLocke, 83% dos consumidores irão comprar em lojas online caso tenha o melhor preço. Por isso, é muito importante estar atento à segurança cibernética para não perder as promoções”, disse por nota Luciano Oliveira, diretor geral da Open Technology Real Services (OTRS) Brasil e Portugal.

Veja a seguir as seis dicas organizadas pela OTRS que podem te ajudar a se proteger nesta Black Friday:

  1. Compre utilizando sistemas operacionais e aplicativos atualizados 

A recomendação é que a compra seja feita em um ambiente seguro, como em casa, e não em um local público, como um café, que pode ter uma rede desprotegida.

2. Procure certificados e selos de aprovação 

Existem selos de confiança de vários fornecedores que falam pela segurança correspondente de uma loja online, como “Norton verificado” ou “BBB + credenciado”. No entanto, lembre-se de que essas são apenas imagens que os criminosos cibernéticos podem roubar e usar, portanto, continue investigando o site antes de decidir comprar.

3. Use uma senha segura para cada loja online

Criminosos tentam roubar senhas, além de informações de contas, para comprar mercadorias às custas de terceiros ou para usar indevidamente os dados do cartão de crédito para outros fins.

4. Não clique em ofertas por e-mail!

Os chamados e-mails de phishing trazem ofertas especiais que parecem vir de comerciantes online. Sites conhecidos têm sua página copiada criminosamente e podem parecer muito semelhantes. Para ter certeza de que isso não é um golpe, você não deve clicar no link do e-mail, mas ir diretamente para a página da loja online e verificar a veracidade da promoção.

“Para ficar por dentro: O que é phishing? Como funciona esse ataque cibernético e como evitá-lo”

5. Escolha um método de pagamento seguro 

Na hora do pagamento, certifique-se de escolher processos seguros. 

Construído para armazenar senhas, cartões de crédito e muito mais, o LastPass funciona muito bem como uma carteira digital simples e segura. Facilita a compra online de todos os sites de comércio eletrônico para que sua experiência de compra seja muito mais rápida, independentemente do dispositivo que você usa. Se você sair de casa sem sua carteira, sempre poderá procurar seus cartões no LastPass.

6. Confirmação do recebimento de um pedido 

O consumidor deverá sempre ter o recebimento do pedido confirmado por escrito pelo comerciante online para ter segurança em caso de eventuais problemas. Além disso, a data de entrega deve ser mencionada no recibo do pedido.

Por que escolher Last Pass como gerenciador de senhas?

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que faz o trabalho de criar, lembrar e preencher senhas. Simplesmente faça login em uma conta online pela primeira vez e o LastPass armazenará seu nome de usuário e senha para que cada vez que você voltar, suas credenciais serão preenchidas automaticamente.

Além disso, o Last Pass também funciona como uma carteira digital segura. Veja a seguir alguns benefícios:

  • Faça suas compras online com mais rapidez graças ao preenchimento automatizado de formulários.
  • Mantenha seus cartões de crédito armazenados com segurança em sua carteira digital LastPass. É seguro o suficiente para suas senhas, portanto, também pode ser confiável para informações confidenciais.
  • Proteja suas informações não salvando mais os números do cartão de crédito em vários sites com segurança não comprovada. Você pode ter conveniência e segurança com sua carteira digital LastPass.

Você merece o que há de melhor em segurança. Com o LastPass, suas informações ficam guardadas, seguras e escondidas (nem nós temos acesso a elas)

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.