História de Sucesso – 3 desafios encontrados na TI e como resolvê-los

[BPS] História de sucesso - 3 desafios encontrados na TI e como resolvê-los_CAPA

O especialista em produtos Feshworks, Davi de Paulo, apresenta aqui  alguns problemas e desafios que as equipes de TI enfrentam no dia a dia e como as empresas podem diminuir esses impactos e aumentar a produtividade.

O objetivo principal das soluções da Freshworks é simplificar o gerenciamento de serviços de TI, já que, na maioria das vezes, os agentes de TI ficam sobrecarregados com problemas e solicitações que podem ser evitados.

Nosso propósito é descomplicar a carga de trabalho da sua equipe de TI com uma central de serviços intuitiva e fácil de usar. 

Problemas 

  1. Tarefas repetitivas e processos manuais executados por sua equipe de TI  – Quanto tempo você gasta trocando senhas?

“Essas solicitações constantes de trocas de senhas, principalmente com o aumento do quadro de colaboradores, por exemplo, costuma consumir muito tempo da equipe. É um processo de nível 1, simples, mas que pode e deve ser automatizado”, afirma Davi que complementa, “imaginem o seguinte cenário: um funcionário de uma empresa está em um momento crucial de negociação com uma apresentação importante para fazer ou fechamento e não possui acesso a uma ferramenta. Até que tenha essa solicitação respondida pelo time, pode ser tarde demais.”

Não só o time da T.I sofre, quando alguém precisa redefinir ou simplesmente esquece a senha – a produtividade da empresa em geral sofre. A Loupen possui uma solução especialmente desenvolvida para gerenciamento de senhas, o LastPass – que possui uma versão gratuita, entretanto Davi sugere que, mesmo com gerenciadores, suas senhas sejam trocadas a cada 180 dias. 

Solução – Execute tarefas repetitivas instantaneamente! Através de um automatizador no Freshservice, podemos executar de forma instantânea.

  1. Tickets nível 1 e tickets fora do horário de trabalho?  – Quanto tempo você dispensa em tickets N1? E tickets fora do horário de trabalho? 

Segundo Davi, além do grande número de tickets L1, há mais um agravante – as solicitações fora do horário de trabalho. Não são todas as empresas que possuem capital para oferecer suporte 24 horas, por isso automatizar esse processo pode ser um aliado para as equipes.

Solução

  • Mantenha todas as pessoas envolvidas no processo, envie notificações e priorize solicitações estabelecendo SLA internas; 
  • Crie regras de automação para atribuir ao departamento correto;
  • Disponibilize acessos simples e rápido aos sistemas; 
  • Tenha disponível acesso simplificado a hardware e software. 

Será possível monitorar a usabilidade do software? Davi responde: “Existem muitas empresas com softwares parados e continuam pagando pelo serviço. É possível criar uma integração, todas as APIs oficiais conseguem monitorar essa usabilidade. Com isso, é possível ter uma visão geral para saber quem está realmente usufruindo aquele serviço ou produto e até mesmo suspender aquele que não está sendo usado”, garante o especialista.

  1. Monitorar ativos de tecnologia é uma tarefa árdua e constante – Como são gerenciados os seus ativos?

Mantenha um inventário atualizado com o Discovery Probe. Crie relacionamentos entre dispositivos e usuários. Segundo Davi, isso dá certa confiabilidade e transparência para saber qual categoria de ativo está sendo usada por cada colaborador e isolar problemas. 

Solução – A Freshworks possui um sistema (arquivo executável) o qual faz uma busca em sua rede de todos os dispositivos, até mesmo fora do seu escritório. Esse sistema realiza não só uma varredura, como também adiciona as informações dos dispositivos, inclusive informações de software, hardware e memória”, explica Davi. 

  • Tenha uma visualização unificada dos seus ativos;
  • Descubra automaticamente e monitore informações dos sistemas. Inclusive dispositivos fora da rede; 
  • Identifique problemas críticos e estabeleça uma conexão entre estes dispositivos e incidentes, solicitações, problemas e mudanças;
  • Tenha o registro de todos os seus contratos. Monitore gastos, configure lembretes ou renovações e vencimentos. 

A solução de todos esses problemas apresentados por Davi de Paulo podem ser visualizados na prática através do nosso webinar de sucesso, Loupen Talks, que aconteceu no dia 24 de março, quarta-feira. Confira agora mesmo:

Prevenir é melhor que remediar!

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.