Como escolher a solução de acesso remoto perfeita para você e seu negócio

Decidindo entre opções de acesso remoto

Com o crescimento do trabalho em home office e a criação de dispositivos IoT, a demanda por acesso remoto também cresce constantemente – e, como resultado, a quantidade de opções também sobe.

São tantas opções que basta uma rápida pesquisa no Google para se perder entre tantos resultados. São dezenas de páginas, todas cheias de recomendações de apps. E apesar de ser ótimo termos tantas opções, a hora de escolher a solução certa se torna complexa.

Então, para ajudar na escolha, iremos dividir nosso artigo em alguns pontos importantes. Começando por…

Foco no objetivo do seu acesso remoto

Com tantas opções no mercado, cada solução procura uma forma diferente de se destacar e chamar a atenção. Como resultado, cada programa foca em um uso específico e traz funcionalidades que auxiliam o seu objetivo.

Por exemplo, a LogMeIn possui diversas ferramentas que incluem a função de acesso remoto, mas cada uma é voltada a um público diferente e traz ferramentas especiais:

O LogMeIn Pro é feito para um público mais geral. Seu foco está em pessoas que têm vários computadores e/ou smartphones e precisam ter acesso a arquivos e programas à distância. Para isto, ele conta com acesso ao plano Premium do gerenciador de senhas LastPass, além de espaço para armazenamento na nuvem e opções de impressão à distância.

Já o LogMeIn Central foca no gerenciamento de TI em empresas. Então ele traz vários relatórios completos, opções para gestão de computadores e usuários, funções para suporte técnico interno, etc. São várias atribuições com foco em facilitar a vida da equipe de TI interna.

Enquanto isso, o LogMeIn Rescue é feito para atividades de suporte técnico. Ele inclui várias funções úteis para técnicos, algumas das quais já explicamos em nosso blog neste artigo.

E estes são todos softwares de um mesmo desenvolvedor! Ainda existem dezenas de outras opções no mercado, cada uma tão única e particular quanto as três acima.

Então, na hora de escolher, é bom sempre pensar em todas essas funções que separam os softwares uns dos outros. Veja se a solução que você busca possui todas as ferramentas necessárias para as suas atividades.

Segurança e estabilidade

De nada adianta ter acesso a um computador se a conexão fica travando e caindo, não é mesmo? Mas, ao mesmo tempo, também é importante que a conexão seja segura – não só para evitar invasão de hackers, mas também pela privacidade das informações!

A maioria das soluções no mercado encontrou um bom balanço entre manter os dados seguros e manter uma boa velocidade e estabilidade na conexão. Mas, dependendo das suas necessidades, pequenas diferenças podem ser importantes no seu dia a dia.

Nós sugerimos que você faça as seguintes perguntas antes de escolher o software – lembrando de focar apenas naquelas que são importantes para o seu objetivo pessoal:

  • O aplicativo possui autenticação em dois fatores?
  • Ele libera acesso a alguma ferramenta de segurança adicional? – Exemplo: assinantes do LogMeIn Pro recebem acesso ao LastPass Premium
  • Eu posso compartilhar arquivos de forma rápida e segura?
  • É possível limitar as funções de outros usuários?

E, possivelmente, a questão mais importante a ser feita:

  • Existem muitas reclamações de outros usuários?

Quem entende de informática já sabe que quase todo software tem um pequeno grupo de usuários que encontra bugs e falhas. Mas, quando este grupo deixa de ser tão pequeno, pode ser sinal de perigo!

Confira resenhas online!

Antes de comprar ou assinar qualquer produto com valor mais alto é importante acompanhar resenhas – e o mesmo vale para apps de acesso remoto!

Como (quase) ninguém gosta de escrever resenhas de graça, os autores acabam se encaixando em dois grupos. Ou são pessoas que entendem muito de informática, sendo pagos para analisar os apps, ou são usuários que encontraram pontos importantes de divulgar.

De qualquer modo, os dois grupos tendem a trazer informações importantes na hora de considerar a compra. Enquanto as análises mais técnicas são ótimas para garantir que o desenvolvedor está falando a verdade em seu site, as análises de usuários trazem um ponto de vista mais próximo do seu.

Ou seja, a opinião de outros usuários pode indicar pontos que, de um ponto de vista mais técnico, não importam, mas podem fazer a diferença para quem usa o app diariamente.

Dicas bônus!

Esses são os principais pontos para se atentar, mas ainda temos mais dois pontos importantes onde é bom ficar de olho:

O desenvolvedor do app deixa as informações claras?

Essa dica parece meio sem sentido no começo, mas é importante ficar de olho. Muitas vezes, se o desenvolvedor esconde os manuais completos ou não mostra vídeos da ferramenta em ação, pode ser que esteja tentando esconder algum problema sério!

Então fique de olho no site do desenvolvedor – as informações não precisam necessariamente estar já na página inicial do site, mas é importante que não estejam muito escondidas também.

É possível testar o app de acesso remoto gratuitamente?

Às vezes, mesmo com todas as informações em mãos, o app parece perfeito, só para surgirem falhas na hora de implementar na prática. Um teste gratuito evita essas dores de cabeça!

Esses testes podem vir em várias formas: acesso por um período limitado, uma versão gratuita que limita quais funções você pode acessar, etc. Sempre que possível, procure testes onde você tem acesso à ferramenta completa, apenas com um prazo limite de uso, separando alguns dias para se dedicar a testar a ferramenta. Assim você garante que nenhuma das funções essenciais apresenta falhas no seu sistema!

Concluindo

Pode parecer muita coisa para se preocupar, mas, se você já comprou algo pela internet, muitas dessas etapas já devem ser parte natural do processo.

Além do mais, estamos falando de apps que envolvem a sua segurança e privacidade – e a de seus clientes também, caso use em ambiente corporativo – então todo cuidado é pouco!

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.