Rescue ou TeamViewer: como as principais soluções de suporte remoto do mercado se comparam

rescue-vs-teamviewer-banner

Em 2021, não é mais novidade que tecnologias de acesso e suporte remoto estão em constante crescimento em anos recentes.

À primeira vista, é normal achar que a pandemia da Covid-19 foi responsável por isso – não é à toa que uma breve busca no Google traz resultados sobre como ela afetou o trabalho. Isto inclui várias áreas, como Arquitetura, Ensino e até mesmo servidores públicos em geral. Mas esta tendência já faz parte do mercado de trabalho há alguns anos, como demonstrado por este artigo de 2016 do portal Administradores.com.

Com este crescimento, surgem as buscas por ferramentas para manter a eficiência e segurança dos serviços prestados por técnicos em suporte. Buscas que geralmente caem em dois resultados: LogMeIn Rescue e TeamViewer.

Mas como estas ferramentas se comparam na prática?

Qualidade e estabilidade do acesso remoto

Obviamente não podemos falar de suporte remoto sem primeiro abordar a qualidade da conexão de acesso remoto. Uma conexão de baixa qualidade, com travamentos, quedas ou distorção da imagem, pode facilmente acabar com o ritmo de trabalho do técnico.

Então, há alguma diferença na qualidade da conexão entre o Rescue e o TeamViewer?

Normalmente, não percebemos este tipo de diferenças quando tudo está indo bem – apenas quando encontramos problemas na conexão. E a verdade é que, a longo prazo, o Rescue tem sido a opção mais estável e rápida para suporte remoto – especialmente em conexões de internet mais lentas.

Esta informação vem tanto de empresas que utilizam as duas soluções e escrevem resenhas sobre suas experiências, como podemos ver no comparativo do site TrustRadius, quanto em testes técnicos, como o realizado pela QualiTest em 2016 indicando uma conexão até quatro vezes mais rápida pelo Rescue.

Nessa categoria, o ponto vai para o LogMeIn Rescue!

Funções e atributos para suporte remoto

Aqui entramos na área onde estão as maiores diferenças entre as duas soluções. Em grande parte, o motivo é simples: apesar de as duas ferramentas servirem para acesso remoto, o Rescue e o TeamViewer foram desenvolvidos com objetivos bem diferentes!

Apesar de também ser usado no suporte remoto, o objetivo real do TeamViewer é servir como ferramenta de acesso remoto em geral, já o Rescue foi desenvolvido especificamente para suporte remoto. Esta diferença parece sutil, mas traz uma grande variação nas funções que os softwares trazem.

O significado disso para a sua empresa, na prática, cai em uma questão:

O que mais importa para sua empresa: acesso a vários dispositivos de nicho ou ferramentas robustas de suporte?

Por um lado, o TeamViewer suporta uma maior variedade de dispositivos, incluindo dispositivos IoT (a chamada “Internet das Coisas”), até por não ter a preocupação com ferramentas mais avançadas de suporte não funcionarem em certos aparelhos.

Mas, quando falamos de suporte remoto, o Rescue também cobre os principais sistemas operacionais utilizados mundialmente: ambos atendem ao Windows e Mac por padrão e ambos também podem atender Android e iOS com seus respectivos módulos Mobile.

Aqui a maior vantagem do Rescue vem à tona: suas ferramentas dedicadas ao suporte remoto. Além de opções para personalizar sua marca e funções que agilizam o acesso, o Rescue também oferece chat ao vivo para conversar com o usuário. Ou seja, o técnico pode conversar com o usuário tanto durante uma sessão de suporte remoto quanto fora.

Outra função importante do Rescue é o controle de canais de suporte. Seja para dividir de acordo com a origem do suporte, o tipo de falha, ou a complexidade da situação, você pode definir canais específicos e atribuir atendentes diferentes para cada canal. Além disso, se for preciso escalar algum atendimento para o próximo nível, é possível transferir o atendimento na hora.

Mais uma vez, ponto para o Rescue, que melhor atende às necessidades de equipes de suporte. Mas o TeamViewer também merece crédito pelo número de plataformas que suporta.

Suporte técnico oferecido

Todo colaborador que trabalha com softwares empresariais sabe: uma hora pode surgir uma falha e a solução não pode demorar. Um bom suporte técnico para imprevistos com o software é necessário para manter o ritmo de trabalho – então, como as duas opções se saem?

O TeamViewer possui fórum para a comunidade tirar dúvidas e compartilhar sugestões, além de canais de suporte para conversar com agentes do próprio desenvolvedor. Mas isto vem com um problema: é fácil encontrar resenhas e reclamações na web de usuários insatisfeitos com o suporte, especialmente com os atendentes que prestam auxílio.

O Rescue também possui fórum oficial, que compartilhado com outros produtos da LogMeIn e monitorado pelo seu desenvolvedor. Além disso, ao assinar o Rescue pela Loupen, você e sua empresa têm acesso a suporte técnico direto e em português, com uma equipe técnica capacitada e de prontidão para te atender.

Em um mundo perfeito, todo software teria um suporte de qualidade. Mas, infelizmente, aqui o ponto vai só para o Rescue novamente.

Concluindo

Estas são apenas duas das várias soluções de suporte remoto disponíveis e, como são as duas maiores, tendem a servir como referência para o resto do mercado. Mas, na prática, só uma solução pode ser a melhor ferramenta para seu suporte técnico – o LogMeIn Rescue.

Se sua empresa presta suporte remoto e precisa de uma solução completa, não perca tempo. Aproveite uma ferramenta completa pronta para atender equipes de suporte remoto de vários tamanhos.

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.