Automação industrial, por que investir?

[BPS] Automação industrial, por que investir_CAPA

A competitividade altamente crescente sobre a indústria exige produtos de alta qualidade e mais consistentes, com preços competitivos. Para enfrentar esse desafio, as indústrias consideram projetos de novos produtos e técnicas de fabricação integradas, em paralelo com o uso de dispositivos automatizados.

Um dos movimentos marcantes e influentes para obter as soluções do desafio mencionado é a automação industrial. A automação industrial facilita o aumento da qualidade do produto, confiabilidade e taxa de produção, reduzindo o custo de produção e design, adotando tecnologias e serviços novos, inovadores e integrados.

Neste artigo, abordaremos sobre a importância da automação e quais são os seus princípios, objetivos e vantagens.

O que é automação industrial?

A automação industrial é o controle de máquinas e processos utilizados em diversas indústrias por sistemas autônomos através do uso de tecnologias como robótica e software de computador.

Com a Revolução Industrial veio a mecanização, que trouxe mercadorias mais baratas e mais abundantes. Geralmente, os processos mecânicos nas indústrias eram mais rápidos e produziam maiores quantidades de mercadorias, mas ainda exigiam trabalhadores qualificados. As máquinas não apenas exigiam operadores mas, quando ocorriam erros, desperdiçavam materiais, causavam problemas de produção e até danificavam equipamentos.

De forma resumida, a automação industrial pode ser definida como o uso de tecnologias que resultam na operação e controle automático de processos industriais sem intervenção humana significativa e alcançando desempenho superior ao controle manual.

Contexto Histórico para a Indústria 4.0 

Primeira Revolução industrial 

A partir do final do século XVIII na Grã-Bretanha, a primeira revolução industrial ajudou a permitir a produção em massa usando água e energia a vapor em vez de energia puramente humana e animal. Os produtos acabados foram construídos com máquinas, em vez de produzidos à mão meticulosamente.

Segunda revolução industrial

Um século depois, a segunda revolução industrial introduziu as linhas de montagem e o uso de petróleo, gás e energia elétrica. Essas novas fontes de energia, com comunicações mais avançadas via telefone e telégrafo, trouxeram produção em massa e algum grau de automação aos processos de fabricação.

Terceira revolução industrial 

A terceira revolução industrial, que começou em meados do século 20, acrescentou computadores, telecomunicações avançadas e análise de dados aos processos de fabricação

Quarta revolução industrial

Estamos agora na quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Caracterizados pelo aumento da automação e pelo emprego de máquinas e fábricas inteligentes, os dados informados ajudam a produzir mercadorias de forma mais eficiente e produtiva em toda a cadeia de valor. A flexibilidade é aprimorada para que os fabricantes possam atender melhor às demandas dos clientes usando a personalização em massa – buscando, em última análise, obter eficiência com, em muitos casos, um lote de tamanho único. Ao coletar mais dados do chão de fábrica e combiná-los com outros dados operacionais da empresa, uma fábrica inteligente pode obter transparência de informações e melhores decisões.

Quais os benefícios do acesso remoto na indústria 4.0?

Na Indústria 4.0, as máquinas têm maior capacidade de autonomia na execução dos processos ou mesmo na programação de rotinas de manutenção. Isso, aliado ao ganho de eficiência, gera oportunidades de reduzir os gastos, gerar economias e aprimorar os resultados

Baixe agora mesmo gratuitamente nosso e-book ‘Benefícios do acesso remoto na indústria 4.0’ e entenda:

  • Quando a indústria 4.0 começou?
  • Como fazer uma “Ideação”?
  • Como a conectividade pode revolucionar nossas vidas  

E muito mais!

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.