Os Benefícios dos Eventos Online: impulsionando os seus resultados com apoio do GoToWebinar

Conheça os benefícios dos eventos online e saiba como executá-los com excelência

Uma grande novidade que surgiu com a popularização da internet foram os eventos online. E, em anos recentes, eles só crescem cada vez mais.

Mas este crescimento não é tão novo assim. Segundo a Letter.ly, especialistas esperam que a webinars formassem uma indústria valendo 500 milhões de dólares até 2023. Inclusive, esta previsão é anterior a 2020, ano em que vários eventos só impulsionaram ainda mais os webinars.

Mas, afinal de contas, por que tantas empresas seguem esta moda?

O que as empresas ganham com eventos online

Antes de tudo, vale lembrar: empresas de vários setores realizam webinars. E, como resultado, o que você tem a ganhar vai depender do seu setor.

Pensando nisto, é hora de discutir alguns dos principais benefícios que valem para a maioria dos casos:

1. Webinars chamam a atenção do público

Qualquer evento sempre chama a atenção, isto é fato. Afinal, não é à toa que sua definição no dicionário é “fenômeno”. E no mundo digital acontece o mesmo – desde que o evento seja devidamente divulgado.

Até mesmo Neil Patel, guru do marketing digital nos EUA, assina embaixo desse argumento no seu blog brasileiro.

Segundo Patel, a grande vantagem é simples: webinars são mais interativos que artigos em blogs. Com isto, anúncios divulgando estes eventos atraem mais pessoas.

2. Os eventos online aumentam a credibilidade da sua marca

De nada adiantaria o evento chamar a atenção se o resultado fosse uma opinião negativa, não é mesmo?

Aqui entra o próximo ponto importante: webinars melhoram a opinião das pessoas sobre a sua marca! Quem nos indica isto é o blog da Outgrow, que traz a credibilidade como uma vantagem especialmente para pequenas empresas.

Novamente, a ideia é um tanto simples. Webinars permitem que os membros de sua equipe mostrem que sabem do assunto. Eles são uma ótima ferramenta para assegurar o público que, sim, a sua empresa consegue atender com qualidade.

Mas, como se isto não fosse o bastante, você ainda pode trazer convidados. Com especialistas famosos (ou pelo menos experientes no tema), você mostra que sua empresa tem conexões importantes, o que também melhora a sua imagem.

3. Seus novos leads serão mais qualificados

Esta vantagem é mais exclusiva ao marketing e ao time de vendas, mas é digna de atenção!

O maior pesadelo de um gestor de vendas é a falta de leads qualificados. Ou seja, pessoas que ficaram sabendo da empresa mas não estão muito conectadas ao seu negócio e têm pouca chance de se tornarem clientes.

Mas, como diz a Paramount Business Coach, aqui temos um ponto positivo incrível. Com um webinar, muitos dos leads já aparecerão com uma opinião positiva e bem informados sobre o tema do evento. Isto corta o tempo necessário para qualificar novos leads e diminui a rejeição ao seu negócio.

Mas, se você achou esta vantagem muito específica, temos mais uma, que interessa a várias áreas:

4. Eventos online permitem perguntas anônimas

O anonimato como ponto positivo pode parecer estranho – ainda mais que geralmente a lista de participantes é visível, mas vamos com calma.

Aqui, o tema da vez é a pressão social. O site Psychology Dictionary define pressão social como a pressão exercida pelas pessoas ao nosso redor. A verdade é que, como resultado desta pressão, surge a ansiedade por fugir do que é “normal”.

Mas, em um webinar, além de o apresentador poder fazer questionários anônimos, os participantes devem ter um chat especial onde só o apresentador envia perguntas – e, se a pessoa se sente desconfortável, pode pedir que o seu nome não seja dito no ar.

Isto alivia a pressão sobre todos os participantes. E, com isto, novas perguntas podem ser respondidas, melhorando o resultado do evento para todos os envolvidos: os espectadores aprendem mais, e os leads estão mais qualificados.

Isto também é muito útil para ONGs, que muitas vezes só querem divulgar informações importantes. Mas, acima de tudo, é um ponto chave para o ensino à distância. Desde que o evento seja interativo e os estudantes continuem atentos, a habilidade de perguntar sem temer risos dos outros alunos garante melhores resultados no ensino.

E como eu garanto o sucesso do meu evento online?

Simplesmente jogar o evento na internet e esperar que seja um sucesso não é exatamente uma grande estratégia. Então juntamos as principais dicas de especialistas na área para você começar com o pé direito:

1. Invista em e-mails para a divulgação

Todas as formas de divulgação de eventos continuam valendo por aqui. Mas, segundo estatísticas do mercado, incluindo pesquisa feita pela LogMeIn, quase 60% dos inscritos vêm de e-mails!

E lembre-se também de mandar e-mails constantes – apesar de 12% já se inscreverem com um mês de antecedência, a grande maioria das pessoas se inscreve na última semana – 59% dos participantes, para ser mais exato.

Então invista em bons e-mails e envie lembretes de tempos em tempos para garantir a atenção do público.

2. Os melhores eventos online raramente passam de uma hora de duração

Aqui temos mais uma estatística vinda da LogMeIn, fruto de suas pesquisas com o GoToWebinar. Segundo as suas pesquisas, a atenção dos participantes é bastante alta, se mantendo atentos por até mais de uma hora.

Mas, mesmo assim, os participantes raramente ficam ativos durante toda a duração do evento. Então, tendo isto em mente, uma duração de 45 a 60 minutos tende a ser o ideal, minimizando a perda de espectadores e maximizando o conteúdo a ser abordado.

Mas, em certas áreas, é possível variar estes tempos de duração. A título de exemplo, webinars educativos tendem a passar de uma hora e sua média de duração é de 61 minutos.

Então procure planejar com base no objetivo do evento e ajuste a duração com base no nível de atenção do público.

3. Agende os seus eventos online para o fim da manhã

Dessa vez, quem traz esta estatística é a 99 Firms, mas também confirmado pela LogMeIn.

De todos os horários do dia, você terá melhores resultados iniciando seu webinar entre 10 e 11 horas da manhã. As pesquisas analisaram vários blocos de 1 hora durante o dia, desde webinars começando às 6 da manhã até as 11 da noite, conferindo quantos participantes cada evento teve e o seu horário de início.

O resultado foi de que webinars que começam às 10 ou às 11 da manhã formaram maioria absoluta. Somando os dois horários, são mais de 50% dos participantes totais de webinars.

Os motivos para isto podem variar, mas algumas possibilidades são:

  • Maior compatibilidade com outros fusos horários nos eventos internacionais;
  • Os participantes estão mais acordados e atentos no fim da manhã;
  • O horário próximo à pausa do almoço é mais agradável por permitir que se faça só uma pausa no trabalho.

4. Faça uma sessão de perguntas e respostas ao final dos seus eventos online

Mais um dado importantíssimo da 99 Firms indica que mais de 90% dos participantes de webinars querem uma sessão de perguntas e respostas.

Estas sessões são fáceis de realizar, e não precisam levar mais de poucos minutos, mas trazem um nível avançado de interação que muitos participantes buscam.

Mesmo que o seu evento permita que façam perguntas no decorrer das apresentações, uma sessão destas dá oportunidade a dúvidas relacionadas que não se encaixaram no meio da conversa.

Assim, além de os participantes aprenderem mais, você também demonstra sua autoridade ao responder questões que não foram planejadas.

5. Utilize a ferramenta certa

Existem várias ferramentas para videoconferências online. Mesmo ao limitarmos a ferramentas para webinars, o número ainda é grande, e nem todas são confiáveis.

Então é importante buscar uma ferramenta completa, que lhe ajude em todas as etapas do processo. Por isso, nós recomendamos o GoToWebinar!

Reconhecido e recomendado por agências como a Rock Content e Gartner, o GoToWebinar é ferramenta líder de mercado, e com razão.

Além de sua interface intuitiva e da qualidade dos vídeos, ele conta com envio de e-mails promocionais, questionários, testes, e você ainda pode acompanhar as estatísticas dos seus eventos anteriores para se planejar para o futuro!

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.