Tudo o que você precisa saber sobre sistema de telefonia VoIP

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À medida que a velocidade e a capacidade da Internet aumentam e as tecnologias e custos melhoram, mais e mais empresas estão cortando o fio dos sistemas telefônicos tradicionais. Eles estão optando por adotar sistemas de Voice over Internet Protocol (VoIP) .

Expandimos este guia para examinar mais de perto o que você precisa saber sobre Voice over Internet Protocol. Abordaremos tudo o que você precisa saber, incluindo os benefícios do serviço de telefone VoIP.

O que é um sistema de telefonia VoIP?

Um sistema de telefonia VoIP (Voz sobre IP) é um sistema telefônico baseado na Internet que permite realizar chamadas telefônicas, chamadas de vídeo e conectividade multimídia pela Internet. Ao contrário dos sistemas telefônicos analógicos, a telefonia VoIP não requer nenhum hardware telefônico específico. Ela permite ao usuário ligar para qualquer linha fixa, aparelho móvel ou até de um computador para outro usando um laptop, PC, aparelho móvel ou tablet conectado à Internet.

O que o VoIP representa é uma opção de telecomunicações de baixo custo e descomplicada para todos os tipos de empresa. A adoção desse tipo de sistema telefônico permite que uma empresa reduza ou remova uma variedade de custos associados às comunicações comerciais tradicionais.

Os três tipos de sistemas de telefonia VoIP

O VoIP é um sistema de telefonia via Internet extremamente versátil. Dependendo do uso, pode ser classificado das seguintes formas:

Adaptador para Telefone Analógico: E se você quiser usar seu sistema telefônico antigo para fazer chamadas VoIP? Um Adaptador para Telefone Analógico (ATA) pode ajudar.

Computador para Telefone: Os sistemas de telefonia VoIP do tipo “computador para telefone” são semelhantes ao ATA, exceto por se conectarem a um computador ou a seu roteador para estabelecer a conexão. São amplamente usados em centrais de atendimento, onde os usuários precisam usar tanto o aparelho telefônico, para atender a chamadas, quanto computadores, para acessar informações.

Computador para Computador: Sistemas de telefonia VoIP que assumem a forma de programas de computador ou aplicativos móveis. Os usuários podem fazer e receber chamadas a partir da interface do programa.

Como funciona o sistema de telefone VoIP ?

Um sistema de telefonia VoIP funciona através dos mesmos princípios de um telefone tradicional, exceto que não precisa de fios nem de equipamentos. Além disso, ao invés de uma conexão telefônica, você precisa de uma conexão à Internet que pode ser fornecida por qualquer provedor de Internet.

Uma opção cada vez mais popular para comunicações empresariais, o VoIP é um serviço baseado em nuvem cujos equipamentos que conectam as chamadas por VoIP são gerenciados por um prestador de serviço externo. Isso pode significar uma enorme economia em despesas operacionais, além de eliminar o tempo e o esforço necessários para lidar com um serviço de telefonia VoIP. 

Comparado à comutação de circuitos em sistemas telefônicos tradicionais, a comutação de pacotes do VoIP garante maior clareza de voz e o uso eficiente da rede. Também torna possível fazer ligações de longa distância sem falhas.

A comutação de pacotes é a espinha dorsal da tecnologia VoIP. Ela permite que dados de voz sejam enviados por redes geograficamente distribuídas em cerca de milissegundos. Também evita que os pacotes de dados se despedacem ou se percam durante a transmissão.

Principais termos técnicos de VoIP

O glossário a seguir cobre as palavras, acrônimos e frases mais comuns que você pode encontrar. Está relacionado tanto com os serviços VoIP como com as alternativas tradicionais que pode substituir.

Largura de Banda: A capacidade de uma rede de transmitir dados de um ponto a outro em um determinado período de tempo. Quanto maior a largura de banda disponível, mais chamadas VoIP uma rede pode suportar. Se a sua conexão de internet tiver largura de banda muito limitada, a qualidade da chamada será inferior. 

Codecs: Codecs podem ser dispositivos de hardware ou processos baseados em software. Eles são usados ​​para compactar, codificar e descompactar dados. No caso do VoIP, os codecs convertem sinais de voz de áudio em pacotes de dados digitais. Em seguida, eles compactam esses sinais digitais para transmissão e os reconvertem na ‘outra extremidade’ de uma chamada.

DSL: DSL significa ‘Digital Subscriber Line’. Refere-se à tecnologia telefônica tradicional que permite que uma conexão de banda larga seja transportada pelas linhas telefônicas existentes.

IP: O ‘IP’ em ‘voz sobre IP’ é uma sigla que significa Protocolo de Internet. O IP fornece um conjunto padrão de regras para transmissão e recepção de dados online. Essas regras padronizadas permitem que dispositivos em execução em diferentes plataformas se comuniquem entre si.

IVR: IVR ou Resposta de voz interativa é um recurso da telefonia tradicional. É o serviço interativo que permite que os chamadores usem menus e lida com o encaminhamento e transferência de chamadas – basicamente, uma versão atualizada de um atendedor automático.

Latência: O tempo gasto para a transmissão de dados. Quanto maior a latência, maior será o atraso entre o início de uma transmissão e os dados sendo recebidos na outra extremidade.

PBX: PBX significa Private Branch Exchange. É o nome dado a uma rede telefônica privada usada em uma empresa ou organização. É o seu PBX, que permite que você pressione um botão em um telefone de mesa para falar com outra pessoa em seu escritório. 

Softphone: O nome dado ao software ou aplicativos usados ​​para fazer chamadas VoIP. No caso de você usar seu computador, dispositivo móvel ou tablet e não um telefone VoIP. A maioria dos ‘softphones’ tem uma interface que se parece com um monofone quando aparece na tela. Ele terá um teclado, display e será funcional via touchscreen ou teclado de computador.

Mas como escolher entre VoIP e o sistema telefônico tradicional? 

Como acontece com qualquer investimento em seu negócio, é essencial observar todos os fatores que afetam sua operação e seu orçamento.

Veja a seguir algumas considerações sobre o sistema telefônico:

Quando considerar a mudança para um sistema de telefonia VoIP

Se você está pensando em mudar para um sistema de telefonia VoIP , isso significa que você está questionando duas coisas – se seu sistema de telefonia atual está funcionando bem o suficiente para você hoje e, se você está perdendo um sistema de telefone que o ajudará a manter seu negócio para o próximo nível.

É hora de considerar a mudança para um sistema de telefone VoIP quando: 

  • Você está gastando muito com reparos de PBX, manutenção e equipe de TI.
  • Você pode fazer um orçamento melhor para as despesas telefônicas se tiver um custo fixo de assinatura.
  • Seria útil para o seu negócio se você pudesse usar números de telefone nacionais ou internacionais.
  • Você gostaria de começar a usar equipes distribuídas.

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