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O que é um sistema de telefonia PABX?

Os sistemas de comunicação desempenham um papel importante nas operações da maioria dos escritórios em todo o mundo.

Independentemente do tamanho da empresa, um sistema de comunicação interna funcional que permita que os funcionários se conectem perfeitamente sem depender de fatores externos geralmente é uma das primeiras coisas instaladas em novas redes corporativas e escritórios de pequenas empresas. 


Se você acabou de começar a pesquisar soluções de telefonia para o seu negócio, pode ter se deparado com a sigla PABX, Private Branch Exchange.

Quer saber o que significa? Nós estamos aqui para ajudar.

Como exatamente funciona um sistema PABX?

PABX é um termo que significa sistema telefônico de nível empresarial. Os sistemas de telefonia empresarial oferecem os principais recursos de voz que as empresas precisam para executar operações diárias. Esses recursos incluem: discagem (ramal), configurações de horário comercial para rotear chamadas fora do horário, filas de espera de clientes, música em espera e conferência de chamadas. As linhas telefônicas residenciais e os serviços de telefonia celular não oferecem esses recursos, que, em suma, conectam as pessoas ao trabalho.

Sem entrar muito em detalhes técnicos, os sistemas PABX, em sua versão mais básica, utilizam números de ramal, atribuídos a cada telefone individual em um determinado escritório. Por exemplo, se você quiser fazer uma chamada para um de seus colegas de trabalho que está no escritório ao lado, a única coisa que você precisa fazer é digitar o número do ramal em seu telefone habilitado para PABX e a chamada irá diretamente para o receptor. 

Já os sistemas mais modernos usam telefones baseados em IP, e as empresas que fornecem esses serviços geralmente baseiam toda a sua funcionalidade na conexão com a Internet, eliminando a necessidade de instalar linhas telefônicas por completo.

Quais são os recursos mais importantes?

Em nosso mundo cada vez mais interconectado e interdependente, a necessidade de conectividade rápida e confiável deve ser priorizada acima de qualquer outra coisa. Isso é especialmente importante em ambientes de negócios, onde minutos (ou até segundos) de hesitação ou início de sessão demorada podem custar muito dinheiro. 

Um número crescente de empresas utilizam a tecnologia de voz sobre IP (protocolo de internet) para obter os melhores resultados possíveis. 

Algumas das principais características de um PABX moderno incluem:

  • Transferência de chamadas sem esforço;
  • Conectividade constante independente de qualquer provedor de serviços telefônicos;
  • Usando o VoIP para a melhor qualidade de chamada possível;
  • Ajustável às necessidades do seu negócio.

E seus recursos incluem:

  • Auto atendimento;
  • Gravação de chamadas;
  • Chamada de conferência;
  • Correio de voz;
  • Chamada em espera.

Como os sistemas de PABX na nuvem se comparam ao PABX local?

Um PABX local ajuda a conectar funcionários com clientes em todo o mundo, mas os sistemas tradicionais exigem a compra de equipamentos físicos e técnicos certificados na equipe para atualizações ou reparos. Esses custos podem ser altos, e o próprio sistema telefônico pode ser complicado de gerenciar à medida que as necessidades da empresa mudam. Além disso, como suas comunicações dependem de um sistema, seus negócios correm risco quando ocorre uma queda de energia.

Enquanto isso, um sistema PABX em nuvem pode ser implementado e personalizado com facilidade por qualquer pessoa, permitindo redimensionar o sistema de telefonia à medida que sua organização cresce. Vários servidores baseados em nuvem garantem que seu sistema estará sempre disponível. E como a tecnologia baseada em nuvem reduz os custos dos seus negócios, a atualização para um sistema PABX em nuvem pode ser econômica.

Leia também: Quais as vantagens da telefonia em nuvem para o seu negócio?

Por que escolher o GoToConnect para seu PABX hospedado?

O GoToConnect torna o PABX em nuvem incrivelmente simples e surpreendentemente acessível. Com configuração rápida, chamadas claras e ótima confiabilidade — além de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, suas equipes sempre poderão permanecer conectadas, não importa onde trabalhem.

Todos os recursos de ramal virtual que você poderia querer e muito mais:

Chamadas VoIP: Com uma solução de PABX virtual, todos os colaboradores podem atender a uma chamada, colocá-la em espera e permitir que outra pessoa atenda.

Relatórios avançados: Obtenha dados claros e detalhados para estimar a demanda de quem entra em contato e melhorar os tempos de resposta.

Ramais virtuais ilimitados: Crie quantos ramais forem necessários para sua organização.

Suporte ao cliente 24h: Conecte-se com nosso suporte de nível internacional a qualquer momento via chat, e-mail ou telefone.

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História de sucesso – Como aumentar a performance de vendas integrando telefonia e CRM

Na busca por eficiência usamos cada vez mais ferramentas simultaneamente, entretanto nem todas funcionam bem em conjunto. Para ter sinergia é preciso contar com ferramentas que possibilitem boas integrações.

As tecnologias revolucionaram o mercado pelo grande potencial de otimização das tarefas. Utilizar plataformas que potencializam ainda mais o trabalho é uma alternativa eficaz, como é o caso da integração de CRM e telefonia. 

Rumenique Borges, Gerente de Canais da Loupen e especialista em GoTo Connect e na sua integração com o Bitrix24, traz a seguinte reflexão: “Qual função a telefonia ocupa na sua empresa? Não adianta gastar minutos falando sobre como integrar telefonia e CRM se não tiver o conceito sobre ela na sua empresa.” 

Segundo Borges, o argumento “aqui na empresa o telefone quase não toca” é muito utilizado, pois muitas corporações acabam escolhendo o chat no whatsapp ou até mesmo contato via e-mail. “O fato do telefone ser pouco acionado não significa que você pode deixá-lo de lado, é essencial ter o registro dessas ligações. O ponto deixa de ser se o telefone é pouco ou muito utilizado, mas se você tem gestão do uso que a sua empresa faz da sua telefonia’’,afirma Borges, que completa,  “outro argumento, bastante empregado, é do telefone estar com os dias contados. Ninguém gosta de atender o telefone, isso é um fato, mas isso decreta o fim da telefonia? Isso está bem longe de acontecer. O instagram, por exemplo, investiu a pouquíssimos tempo atrás para trazer a telefonia na rede social e até hoje trabalha para melhorias desse recurso”. 

Segundo a Frost & Sullivan, o mercado de telecomunicações brasileiro movimentará US$ 45,76 milhões no ano de 2022 , “a telefonia não está com os dias contados

“, garante Borges. 

Mas é fato que o whatsapp mudou o jeito como atendemos o cliente e fazemos a prospecção. As redes sociais são uma potência para a geração de leads e interação com o cliente, mas todas essas ferramentas não vão substituir o telefone. “Comparando com e-mails automatizados, muitas vezes é utilizado para aquecer o lead, as ligações convertem 198% a mais. A ideia não é fazer uma escolha, as ferramentas em conjunto é o que vai potencializar a sua equipe de vendas”, explica o especialista. 

Existem muitas maneiras de se conectar com o cliente utilizando o telefone, como ajustar o volume e a velocidade da voz com o do cliente. Segundo Borges, fazer este processo nas vendas é fundamental para que o cliente sinta que está conversando com alguém igual a ele. “Se você não faz isso, coloque em prática. O seu concorrente pode estar na sua frente por estar executando algo simples de se fazer”.

Para saber o que é um CRM, devemos dar uma olhada no que significa a sigla: Customer Relationship Management e, com isso, podemos entender que um CRM é algo que permite gerenciar o relacionamento com os clientes, além de melhorar a gestão, atenção e relacionamento com atuais e potenciais. 

Ao receber uma ligação comercial de um chamador desconhecido, passamos um tempo procurando a quem pertence esse número. No entanto, graças à integração da telefonia com ferramentas de CRM, podemos identificar instantaneamente quem está nos ligando, seu registro completo, qualquer informação anterior que nos tenha dado, bem como a atividade anterior que tivemos com eles. “Não precisa buscar a chamada em outra plataforma, isso traz agilidade para a equipe”, completa Borges.

Outra vantagem citada pelo especialista é a de não ter limitação geográfica para a busca de profissionais. Alguns recrutadores encontram dificuldades em encontrar profissionais qualificados por conta da localização. “A sede da Loupen, por exemplo, é no Paraná e eu estou no Rio de Janeiro. Tudo o que eu preciso está em um único acesso, a telefonia e o CRM, tanto em aplicativos para windows como para celular. Temos colaboradores em diversos locais, isso amplia o horizonte”. 

Quando falamos em integração de telefonia e CRM, mostramos como substituir 3 camadas:

  1. Operadora;
  2. Equipamentos – PBX físico e na maioria das vezes uma empresa que realize a manutenção;
  3. Aparelhos.

Rumenique Borges explica: “Substituindo essas 3 camadas, tendo a gestão das ligações e se certificando que aquilo que você capacitou – velocidade dos agentes, rompendo barreiras geográficas e empregando melhor os recursos, é um fato, a integração do CRM com a telefonia vai aumentar e muito o resultado da sua equipe de vendas”.  

A telefonia é hospedada dentro do CRM, sendo muito simples a conexão. “Apenas preencher a informação e, uma vez que feita, há toda a configuração de PBX. Tudo é criado dentro do CRM. Há diversas opções como transferência de ligação, além da opção de avaliar a qualidade e serviço. Essa integração gera economia de tempo e custos”, completa Borges.

A integração do CRM com a telefonia da empresa vai permitir que eles consigam novos clientes, gerenciem seu acompanhamento, bem como fidelizem de forma muito mais fácil.

  • Você terá todas as informações armazenadas no mesmo local, integradas ao telefone e acessíveis de qualquer lugar e dispositivo conectado à Internet;
  • Facilita a colaboração entre departamentos, pois todos os membros da empresa terão à sua disposição todas as informações recolhidas por si e pelos seus colegas no CRM;
  • Antecipa as necessidades do cliente graças ao acesso direto ao arquivo do cliente e a todas as informações durante a ligação telefônica.

O GoTo Connect, é uma plataforma robusta de comunicação unificada que entrega:

  • Ligação;
  • Videoconferência – tudo em um único lugar;
  • Bate papo corporativo;
  • Painel administrativo – apresenta de prontidão a informação de como está o status da estrutura de telefonia e relatório de chamadas em tempo real.

Você está pronto para levar a interação com o cliente para o próximo nível com a telefonia?  

Nossa equipe de suporte estará disponível o tempo todo para agilizar e facilitar o processo, para que você não precise se preocupar com nada. 

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O que são deepfakes e como são criados?

Os computadores estão ficando cada vez melhores em simular a realidade. Celebridades se tornaram as estrelas involuntárias de conteúdo adulto, e políticos apareceram em vídeos parecendo dizer palavras que nunca disseram. 

Preparamos esse conteúdo para você entender como funciona essa tecnologia e como reconhecer uma e não ser enganado. Boa leitura!

O que é uma deepfake?

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A tecnologia pode “copiar”  perfeitamente qualquer pessoa no mundo em um vídeo ou foto da qual eles nunca participaram. Esses recursos existem há décadas – foi assim que o falecido ator Paul Walker ressuscitou para Velozes e Furiosos 7. Costumavam levar estúdios inteiros cheios de especialistas por ano para criar esses efeitos. Agora, essas tecnologias – novos sistemas de computação gráfica – podem sintetizar imagens e vídeos muito rapidamente.

Existem vários métodos para criar deepfakes, mas o mais comum depende do uso de redes neurais profundas envolvendo autoencoders que empregam uma técnica de troca de face. Esse autoencoder é um programa de I.A de aprendizado profundo encarregado de estudar videoclipes para entender como a pessoa se parece a partir de uma variedade de ângulos e condições ambientais e, em seguida, mapear essa pessoa para o indivíduo no vídeo de destino, encontrando recursos comuns. 

Você já viu Barack Obama chamar Donald Trump de “completo idiota”, ou Mark Zuckerberg se gabar de ter “controle total de bilhões de dados roubados de pessoas”?

Muitas pessoas assumem que em uma classe de algoritmos de aprendizado profundo chamada redes adversariais generativas (GANs) será o principal mecanismo de desenvolvimento dessa técnica. no futuro. Rostos gerados por GAN são quase impossíveis de distinguir de rostos reais. A primeira auditoria do cenário deep fake dedicou uma seção inteira às GANs, sugerindo que elas tornarão possível para qualquer pessoa criar deepfakes sofisticados.

No entanto, os holofotes sobre essa técnica em particular têm sido enganosos, diz Siwei Lyiu, da SUNY Buffalo. “A maioria dos vídeos deepfake hoje em dia são gerados por algoritmos nos quais as GANs não desempenham um papel muito importante”, diz ele. 

Especialistas acreditam que, no futuro, esse método se tornará muito mais sofisticado à medida que a tecnologia se desenvolver e poderão introduzir ameaças sérias ao público, relacionadas à interferência eleitoral, tensão política e atividades criminosas adicionais. 

Como são usados? 

Embora a capacidade de trocar rostos automaticamente para criar vídeos sintéticos críveis e realistas tenha alguns aplicativos benignos interessantes (como no cinema e nos jogos), essa é obviamente uma tecnologia perigosa com alguns aplicativos problemáticos. 

Em 2018, por exemplo, um partido político belga divulgou um vídeo de Donald Trump fazendo um discurso pedindo que a Bélgica se retirasse do acordo climático de Paris. Esse não foi o primeiro uso para criar vídeos enganosos, e especialistas políticos experientes em tecnologia estão se preparando para uma futura onda de notícias falsas que apresentam deepfakes convincentemente realistas.

A fraude de identidade foi a principal preocupação  para mais de três quartos dos entrevistados em uma pesquisa do setor de segurança cibernética pela empresa de biometria iProov. As principais preocupações dos entrevistados eram que os deepfakes seriam usados para fazer pagamentos online fraudulentos e invadir serviços bancários pessoais.

Deepfakes são apenas vídeos? 

O aúdio é um campo em rápido crescimento que possui um enorme número de aplicativos. 

Áudios realistas podem ser feitos usando algoritmos de aprendizado profundo com apenas algumas horas (ou em alguns casos, minutos) de áudio da pessoa cuja voz está sendo clonada e, uma vez que um modelo de voz é feito, essa pessoa pode dizer qualquer coisa, como quando o áudio falso de um CEO foi usado para cometer fraude no ano passado

Como detectar uma deepfake?Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

À medida que essa tecnologia se torna mais comum, a sociedade coletivamente provavelmente precisará se adaptar para detectar vídeos deepfake da mesma forma que os usuários on-line agora estão sintonizados para detectar outros tipos de notícias falsas.

Há um punhado de indicadores:

  • Procure problemas com a pele ou cabelo, ou rostos que pareçam mais desfocados do que o ambiente em que estão posicionados. 

  • A iluminação não parece natural? Muitas vezes, os algoritmosretêm a iluminação dos clipes que foram usados como modelos para o vídeo falso, o que não corresponde à iluminação do vídeo de destino. 

Monitoramento da Dark Web com o LastPass

O infográfico “Tirando o mistério da dark web”, do Lastpass, entrevistou 3.250 consumidores e descobriu que 86% dos entrevistados não têm como saber se seus dados pessoais estão na dark web.  Como você pode se proteger e proteger seus dados?

O monitoramento da dark web do LastPass pode ajudar. Esse recurso monitora todas as contas relacionadas aos seus endereços de e-mail quanto a atividades de violação e alerta você por e-mail quando você precisa agir. Você pode ficar tranquilo sabendo que será notificado se surgir um problema. 

Para se proteger do crime cibernético, siga as recomendações de segurança cibernética. Use uma senha gerada para cada conta. Ative a autenticação multifator quando puder. Mas às vezes, a segurança cibernética está fora de suas mãos. Quando um site ou serviço que você usa (inevitavelmente) sofre uma violação de dados, uma varredura na dark web ajudará você a ficar à frente de qualquer problema.

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O que é Bitcoin? Um guia para iniciantes sobre a primeira criptomoeda do mundo.

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda, anunciada em 2008 (e lançada em 2009). Ela fornece aos usuários a capacidade de enviar e receber dinheiro digital. O que a torna tão interessante é o fato de as transações poderem ser feitas a qualquer momento, de qualquer lugar. 

Ao contrário das moedas com as quais você está acostumado, a Bitcoin dispensa a necessidade de um banco central ou intermediários. 

Neste artigo, você encontrará todas as informações sobre o que é e como funciona um Bitcoin. 

Um pouco da história do Bitcoin

Bitcoin foi a primeira criptomoeda estabelecida – um ativo digital que é protegido com criptografia e pode ser trocado como moeda. Outras versões da criptomoeda foram lançadas, mas não estavam totalmente desenvolvidas quando o Bitcoin se tornou disponível ao público em 2009. 

O anônimo Satoshi Nakamoto – possivelmente um indivíduo ou um grupo cuja identidade real ainda é desconhecida – está por trás do desenvolvimento do Bitcoin, declarou que o objetivo de a tecnologia era criar um novo sistema de caixa eletrônico  que foi completamente descentralizado sem servidor ou autoridade central.

O que é Bitcoin, realmente?

Bitcoin é uma moeda digital, então não há moedas para cunhar ou notas para imprimir. Não há um governo, instituição financeira ou qualquer outra autoridade que o controle, então é descentralizado. Os proprietários que possuem Bitcoins são anônimos – não há números de conta, nomes, números de previdência social ou quaisquer outros recursos de identificação que conectem Bitcoins a seus proprietários. Bitcoin usa tecnologia blockchain e chaves de criptografia para conectar compradores e vendedores.

Como funciona a Bitcoin?

Os computadores especializados, conhecidos como “plataformas de mineração” efetuam as equações necessárias para verificar e registrar uma nova transação. 

Esse processo de mineração envolve computadores resolvendo um problema matemático extremamente desafiador que se torna progressivamente mais difícil ao longo do tempo. Toda vez que um problema é resolvido, um bloco do Bitcoin é processado e o minerador recebe um novo Bitcoin. 

Como o bitcoin tem valor?

Essencialmente, da mesma forma que uma moeda tradicional – porque provou ser uma forma viável e conveniente de armazenar valor, o que significa que pode ser facilmente negociada para bens, serviços ou outros atrativos. É escasso, seguro, portátil e facilmente divisível, permitindo transações de todas as dimensões.

Quais são os riscos? 

Há risco e também uma grande oportunidade com o Bitcoin. Embora tenha sido atraente para os criminosos devido ao seu anonimato, há muitos benefícios se você estiver disposto a aceitar algum risco para entrar no mercado Bitcoin. Como não há um órgão regulador, pode ser difícil resolver problemas se os Bitcoin forem roubados ou perdidos. Em 2014, o Mt. Gax ficou offline e 850.000 Bitcoins nunca foram recuperados.

Essa preocupação foi expressa pelo chefe do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, em outubro de 2020. Ele disse estar “muito nervoso” com as pessoas que usam Bitcoin para pagamentos, apontando que os investidores devem perceber que seu preço é extremamente volátil.

Como o Bitcoin é relativamente novo, ainda há muitas incógnitas e seu valor é muito volátil e pode mudar significativamente diariamente. 

LastPass é a solução certa para proteger suas criptomoedas 

Você deve sempre manter suas criptomoedas seguras, independente de estar comprando, armazenando, ou investindo. A perda das moedas e tokens é, em sua grande maioria, permanente. 

Aprender como proteger suas moedas digitais é uma etapa primordial no mundo das criptomoedas.

Por ser um gerenciador de senhas, a prioridade máxima é proteger os seus dados. 

  • Robustos algoritmos de criptografia – Basta criar uma conta no gerenciador de senhas com um endereço de e-mail e uma senha mestra segura para gerar localmente a sua chave de criptografia única. 
  • Criptografia somente local – Sua senha mestra e os dados usados para criptografar e descriptografar os dados nunca são enviados aos servidores do LastPass, nem mesmo nunca ficam acessíveis a ele. 
  • Autenticação multifator – Reforça a segurança na sua conta LastPass ao exigir uma segunda etapa de login antes de autorizar o acesso ao seu cofre. 
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5 motivos para apostar na terceirização de serviços de TI

Contratar um trabalho importante, mas demorado, no qual você pode não ter experiência suficiente, tornou a terceirização (outsourcing) uma parte significativa do desenvolvimento de um negócio próspero.

Quer saber por que muitas empresas e startups decidem optar pela terceirização para implementar alguns processos de negócios em seus projetos? Leia este artigo para descobrir os 5 principais motivos.

Leia também: Como ter a melhor estratégia de outsourcing?

1. Pague menos para uma empresa de terceirização e economize dinheiro!

 A redução de custos não é a única razão para se optar pela terceirização, mas com certeza é a mais importante.

Com a terceirização, os custos fixos são convertidos em variáveis, liberando capital para investimento em outras áreas do seu negócio, e evitando grandes gastos nos estágios iniciais do seu negócio. 

O benefício mais importante é que, com a terceirização, é possível obter o trabalho feito a um custo menor e de maneira eficiente. 

2. Obtenha uma nova perspectiva

Outro benefício importante da terceirização é obter uma nova perspectiva. Isso é particularmente relevante quando você está pensando em tentar algo novo ou em expandir seus negócios.

Uma pessoa de fora trará novas ideias, perceberá coisas que você pode ter perdido e o ajudará a manter o foco em seus objetivos – ajudando-o a evitar erros dispendiosos e identificar oportunidades das quais você pode não estar ciente. 

Obter uma nova perspectiva sobre um problema de negócios específico pode ser a chave para superar um problema recorrente, sair de uma rotina ou avançar seus negócios para o próximo estágio.

3. Otimização do tempo de gestores e profissionais 

A terceirização de serviços proporciona uma otimização do tempo para gestores e profissionais, pois algumas tarefas passam a ser realizadas pelas empresas prestadoras. Com esse processo, há redução da sobrecarga de trabalho, por conta de uma divisão mais adequada de responsabilidades, e profissionalização dos processos. 

Entretanto, é importante ressaltar que toda terceirização deve ser supervisionada e monitorada por indicadores para que não haja nenhuma possibilidade de risco à empresa. 

4. Priorização dos seus investimentos

As empresas prestadoras de serviços, como especialistas, investem na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de suas equipes, proporcionando ainda mais qualidade. 

Com isso, a empresa contratante pode priorizar seus investimentos e dedicar os recursos disponíveis a projetos mais relevantes para a estratégia da organização.

5. Desenvolvimento das melhores estratégias

Todos os benefícios citados acima já mostram uma condição bastante favorável à expansão dos negócios.  

A terceirização de serviços possibilita manter os gestores focados no core business (atividade principal de uma empresa), dedicando-se verdadeiramente ao negócio e à estratégia da empresa. 

Os motivos mais comuns dessa escolha são: 

  • Alcançar os melhores profissionais de TI;
  • Melhorar a eficiência em atividades repetitivas;
  • Dividir riscos com a empresa parceira .

Conclusão

A missão da Loupen é oferecer soluções que ajudarão os clientes a obter uma vantagem estratégica e competitiva. 

Concentramo-nos em melhorar processos, otimizar tecnologia e construir relacionamentos de confiança com nossos clientes..

Faça seu teste grátis agora mesmo do LogMeIn Rescue e agilize o trabalho de sua equipe de suporte sem abdicar da segurança com a melhor solução de outsourcing do mercado.

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O que é engenharia social e como se prevenir?

No vasto universo que envolve o combate a fraudes e a proteção de dados, o termo Engenharia Social aparece com certa recorrência, principalmente por ser uma habilidade bastante efetiva para fraudadores e cibercriminosos. 

A técnica é empregada com o objetivo de induzir os usuários a enviarem dados confidenciais, infectar seus computadores com vírus ou abrir links para sites infectados. 

Quer saber como se proteger dessa técnica? Acompanhe o nosso artigo e entenda como funciona a engenharia social e como se prevenir. Boa leitura!

O que é a Engenharia Social?

Engenharia Social é o nome utilizado para definir o método mais habitual de se obter informações confidenciais de acesso a sistemas restritos a usuários autorizados.

Golpes baseados em engenharia social são construídos em torno de como as pessoas pensam e agem. Como tal, os ataques de engenharia social são especialmente úteis para manipular o comportamento de um usuário. Quando o invasor o que motiva as ações de um usuário, ele pode enganar e manipulá-lo de forma eficaz.

Sendo assim, a Engenharia Social explora emocionalmente as potenciais vítimas, testando diversas iscas até ativar o gatilho que deixa o alvo vulnerável, como se aproveitar de temas atuais, promoções atrativas ou falsos anúncios de premiações. 

Geralmente, os invasores de engenharia social têm dois principais objetivos:

  1. Sabotagem: interromper ou corromper dados para causar danos ou inconveniências.

2. Roubo: obtenção de objetos de valor como informações, acesso ou dinheiro. 

Como atua o engenheiro social?

O engenheiro social é uma pessoa capacitada a qual apresenta habilidades e conhecimentos que o qualificam para praticar a engenharia social. Normalmente, é alguém com boa comunicação, simpático, e, sobretudo, que apresenta um bom domínio de técnicas de persuasão e inteligência analítica necessárias para estudar o alvo com precisão.

De acordo com dados da Webroot, as instituições financeiras representam a grande maioria das empresas personificadas e, de acordo com o relatório anual de investigações de violação de dados da Verizon, ataques de engenharia social são responsáveis por 93% das violações de dados bem-sucedidas.

As etapas para o ciclo de ataque de engenharia social geralmente são as seguintes:

  1. Preparação: Reunir informações básicas sobre você ou um grupo maior do qual você faz parte;
  1. Infiltrar – Estabelece-se um relacionamento ou se inicia uma conversação, começando pela construção de confiança; 
  1. Explorar a vítima – Visto que a confiança e uma fraqueza são estabelecidas para avançar o ataque; 
  1. Desengate – Assim que o usuário tiver realizado a ação desejada. 

Seja através de ligações, e-mails, sites ou por contato pessoalmente, os criminosos enviam inúmeras mensagens diárias e spams na esperança de encontrar usuários inexperientes que possam ser vítimas do ataque, bem como alcançar um número maior de vítimas. 

Todos os indivíduos apresentam características e padrões de comportamento específicos. É observando esses aspectos que um engenheiro social obtém o que precisa para atuar. Nesse sentido, os colaboradores, tanto da área técnica quanto dos setores mais humanizados ficam sujeitos a falhar na proteção contra um ataque desse tipo, porque têm vulnerabilidades humanas e cometem erros em algum momento.

Por isso, como não envolve nenhuma questão técnica que possa ser reconhecida pelos dispositivos de segurança tradicionais, esses ataques estão entre os maiores riscos cibernéticos às empresas atualmente e requer diversos cuidados básicos para prevenção contra os golpes. 

Três famosos ataques de engenharia social que você provavelmente não conhece!

  1. Shark Tank (2020) 

Em 2020, a juíza de televisão do Shark Tank, Barbara Corcoran, foi enganada em um esquema de phishing e engenharia social de quase US$ 400.00,00. Seu assistente foi representado por um cibercriminoso, que enviou um e-mail ao contador pedindo um pagamento de renovação de investimentos imobiliários. 

Leia mais: O que é Phishing? Como funciona esse ataque cibernético e como evitá-lo

  1. Golpe do Twitter Bitcoin 

Usuários notáveis do Twitter com a marca de verificação azul confiável tweetaram ofertas de “dobre seu Bitcoin”, informando a seus seguidores que as doações feitas através de um link específico seriam correspondidas. 

De acordo com a BBC, líderes conhecidos, celebridades e grandes empresas, como o ex-presidente dos EUA Barack Obama, o bilionário da mídia Mike Bloomberg, a Apple e outros, estavam entre as contas do twitter afetadas. Como as contas visadas tinham milhões de seguidores, os criminosos receberam centenas de contribuições em minutos, totalizando mais de US$ 100.00,00 em Bitcoin.

  1. Toyota 

Em 2019, o fornecedor de autopeças Boshoku Corporation teve como alvo um ataque de engenharia social.

A quantia total de dinheiro perdido é de US$ 37 milhões. Além disso, os invasores persuadiram um executivo financeiro a atualizar as informações da conta bancária do destinatário em uma transferência eletrônica. 

Como se proteger de ataques de Engenharia Social?

Os ataques de Engenharia Social podem ser poderosos e conseguem causar problemas grandiosos às empresas. Portanto, precisam ser tratados com seriedade e devem estar na estratégia geral de gestão de risco de uma organização. 

Aqui estão algumas dicas para que você não seja vítima desse tipo de manipulações online: 

  • Não tenha engajamento com e-mails e ligações desconhecidas; 
  • Sempre desconfie de interações  que solicitem a divulgação de dados pessoais ou confidenciais, de cunho sigiloso ou acesso à rede corporativa;
  • Não divulgue informações confidenciais sobre você ou sua empresa, seja por telefone, online ou pessoalmente;
  • Use autenticação multifator (MFA)

Como o LastPass pode prevenir ataques de engenharia social?

O LastPass monitora ininterruptamente se seus endereços de e-mail aparecem em um banco de dados credenciais vazadas e envia um alerta imediato em caso de comprometimento de dados. Tenha tranquilidade com a proteção do LastPass, mesmo quando você estiver offline. 

Os vazamentos de dados ocorrem diariamente. Tenha certeza de que seus dados estejam protegidos. 

Inscreva-se gratuitamente no período de avaliação do LastPass hoje mesmo e assuma o controle da sua segurança digital. 

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O que é e como funciona o acesso remoto não supervisionado?

Indivíduos e organizações precisam permanecer ativos e conectados para garantir a colaboração, a produtividade e a continuidade dos negócios globais sem sair de onde estão. 

O acesso remoto não supervisionado é uma ferramenta de TI e suporte que vem em muitas formas e se tornou imprescindível atualmente, principalmente pela facilidade de ser possível trabalhar remotamente e prestar suporte a clientes e funcionários em um instante.

Compreenda a seguir todas as informações necessárias para optar pelo acesso remoto não supervisionado.

O que é acesso remoto não supervisionado?

No acesso remoto não supervisionado o técnico pode acessar o dispositivo do usuário final mesmo que ele não esteja presente. Ou seja, no acesso supervisionado o usuário fica em seu lugar e observa o acesso feito pelo técnico. Acima de tudo, o usuário precisa liberar o acesso ao técnico .

A principal função é fornecer a manutenção de rotina e suporte aos dispositivos do cliente, através de um link de download enviado pelo gerente ou técnico de TI para instalar o software de suporte remoto em todos os dispositivos aos quais eles desejam oferecer suporte.

Uma rápida comparação de acesso remoto não supervisionado x supervisionado

SupervisionadoNão Supervisionado
Quais são os outros nomes desse tipo de suporte?Suporte rápido, suporte sob demanda, suporte instantâneoGerenciamento de terminais e acesso remoto
FuncionalidadeAuxiliar usuário final que esteja em algum dispositivo e precisa de suporte 
Quando o usuário final não possui um aplicativo de acesso remoto 
Administrar acesso remoto de grupos de computadores para equipes de TI ou MSPS (empresas fornecedoras de soluções em TI)
Fornece suporte aos usuários finais
Acessar computadores a qualquer momento para realizar manutenção
Criar contas de usuário de acesso remoto
O usuário final precisa estar presente?O usuário precisa estar presente no seu computador ou dispositivo móvel.O usuário não precisa estar presente. O técnico pode acessar o computador a qualquer momento
Como Funciona?O técnico envia um link de download para instalar um aplicativo com o código de acesso. Assim, é possível acessar remotamente os seus dispositivos.Instala-se um pequeno aplicativo no computador de seus clientes,  vinculado à sua conta de gerenciamento. Com isso, é possível visualizar a lista de computadores, status e acessá-los conforme necessário sem a presença do usuário final.

Acesso não supervisionado: em certos casos, absolutamente necessário!

O que diferencia esse tipo de acesso é a interação e a visibilidade. 

Os aplicativos que fornecem esse acesso não distraem a atenção do usuário com alertas enormes, apenas uma pequena notificação sobre o acesso.  Além disso, o usuário também pode perceber que certas coisas estão agindo inesperadamente em sua máquina.

Isso é importante porque, em caso de dúvida, o usuário pode encerrar a conexão com a Internet, colocando a pessoa que acessa a máquina fora de ação. 

Além disso, este software é sempre utilizado mediante acordo, preferencialmente assinado. A instalação não é furtiva e, geralmente, o acesso autônomo só funciona se o usuário habilitar a opção nas configurações.

Com tudo isso, podemos dizer que um bom software de acesso remoto autônomo é (e tem que ser) ético e respeitador de leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados.

Para quem é destinado o acesso remoto não supervisionado?

Nas empresas, esse tipo de acesso pode ser essencial para suas atividades, principalmente se a própria empresa for dedicada à tecnologia. 

Na maioria dos casos, a maior vantagem está no gerenciamento de TI. A empresa pode firmar contratos com seus funcionários, assegurando seu conhecimento de que tal acesso poderá ocorrer de tempos em tempos.

Vantagens do Acesso Remoto não supervisionado 

  • Possibilidade de suporte técnico proativo, evitando falhas;
  • Maior agilidade no suporte técnico reativo, podendo até mesmo corrigir determinados problemas sem atrapalhar o trabalho do usuário; 
  • Garantir o uso correto de softwares internos da empresa; 

Por que escolher Central para o acesso remoto não supervisionado?

Além da ascensão da terceirização, as empresas também precisam cada vez mais do suporte da tecnologia. E, para cuidar disso, é indispensável um serviço robusto que ajude a TI a cuidar dos ativos de tecnologia.  

Na Loupen, sugerimos o LogMeIn Central, seja para TI interna, suporte externo ou tantos outros usos. 

A Central já está em conformidade com as normas da LGPD e trabalha com criptografia de ponta a ponta, uma combinação perfeita para garantir a segurança do seu negócio e de seus clientes.

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Chatbot para whatsapp: Descubra como funciona!

O chatbot para WhatsApp é uma facilidade para a comunicação que já virou tendência por seu impacto positivo na automatização e evolução no atendimento.

Veja como o chatbot para WhatsApp influencia na sua estratégia de atendimento, trazendo mais praticidade e uma comunicação mais rápida.

O que é Chatbot?

Chatbot é um sistema que conversa, entende e responde solicitações de forma rápida. A palavra é a união de duas palavras da língua inglesa: “Chat”, que significa conversa e “bot”, que significa robô. Em tradução literal, seria “robô de conversa”. 

Apesar do nome, isso não significa que as respostas são mecanizadas: o Chatbot, quando bem configurado, pode manter uma resposta natural e humanizada.  

Os chatbots possibilitam uma comunicação rápida e a qualquer momento que o consumidor solicitar, através da automação de conversas. Também traz outras vantagens como redução de custos e aumento da agilidade e qualidade nas interações com clientes. 

Eles são a evolução de uma tecnologia chamada PLN – Processo de Linguagem Natural, que é responsável por aprimorar o atendimento da linguagem humana por máquinas. 

Como funcionam os Chatbots?

De maneira geral, os chatbots funcionam respondendo mensagens dos usuários de maneira assertiva. Por essa ação, existe todo um processo bem desenhado, responsável por receber, analisar e repassar a resposta. 

Esse processo pode ocorrer de duas formas:

  • Regras e diretrizes pré configuradas: O chatbot responde apenas às solicitações objetivas, que estão salvas em seu banco de dados. Por causa disso, o vocabulário acaba sendo mais limitado. 
  • Inteligência Artificial: Capaz de não só interpretar e responder os usuários, como também de aprender novos padrões de resposta à medida que interage com os usuários. 

Onde os Chatbots podem ser usados?

Atendimento ao cliente: Para algumas empresas, nem sempre é possível ter uma equipe grande de atendimento disponível, principalmente aquelas que recebem um grande volume de solicitações. Por conta disso, em muitos casos, os clientes acabam desistindo de marcar uma consulta ou atendimento, por exemplo. Uma das maneiras mais eficazes de resolver esse problema é a implantação de um chatbot, pois com ele é possível realizar uma triagem inicial do atendimento e direcioná-lo à equipe adequada. 

Junto à equipe de vendas: um chatbot pode realizar vendas sozinho. Afinal, nem toda empresa pode manter uma equipe de vendas 24 horas por dia. 

Pesquisas de satisfação: respondendo a poucas perguntas automatizadas, o cliente informa a sua percepção daquele produto e/ou serviço. Os gestores, no que lhes concerne, conseguem analisar esses dados. 

Nas dúvidas frequentes de um site: algumas dúvidas dos clientes são comuns, e, dispor de uma equipe para responder essas solicitações repetitivas, pode significar desperdício de dinheiro e também de recursos humanos. Para evitar esse problema e agilizar a comunicação, o chatbot é fundamental para automatizar esse processo.

Quais as vantagens de ter um chatbot na sua empresa?

Os aplicativos de chatbot otimizam as interações entre pessoas e serviços, aprimorando a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, oferecem às empresas novas oportunidades de melhorar o processo de engajamento dos clientes e a eficiência operacional.

Redução no tempo de espera: em um levantamento realizado pelo site Reclame Aqui, mais de 200 mil clientes reclamam da demora por uma resposta. O chatbot pode reduzir o tempo de espera ou direcionar o atendimento, fazendo com que o consumidor não fique sem resposta. 

Padronização: O objetivo não é tornar o atendimento mecanizado e sim ajudar na padronização desse processo, fazendo com que todos os clientes recebam a mesma qualidade. A consequência é a manutenção da boa experiência do usuário para todos.

Aumento na produtividade: os chatbots conseguem dar vazão a um grande número de informações, em simultâneo, aumentando a produtividade. Afinal, visto que o bot estiver resolvendo algumas atividades mais repetitivas, os colaboradores da empresa podem focar em outros processos.

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Descubra se você é uma potencial vítima para ataques Ransomware

Em quase metade das 7 bilhões de tentativas notificadas em toda a América Latina, o Brasil foi líder na classificação latino de ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2021, correspondendo a 45% das tentativas de ataque, segundo uma pesquisa da Eskive, empresa de segurança da informação. 

O Ransomware apresenta uma ameaça para você e seu dispositivo, e a própria palavra “ransom” (resgate) já diz tudo sobre ele, é um software de extorsão que pode bloquear o seu computador e depois exigir um resgate para desbloqueá-lo.

Em 2021, o site do Ministério da Saúde e o aplicativo Conecte SUS sofreram um ataque hacker na madrugada de sexta-feira do dia 10 de dezembro. Nas duas páginas, os invasores deixaram uma mensagem que dizia que “50 Terabytes de dados foram copiados e excluídos” e que o ataque fora um “ransomware”. O malware é uma categoria de vírus que bloqueia o acesso a um site e cobra um valor pelos dados, como se fosse um sequestro. Para ter os dados de volta, os invasores pedem para ser contactados. 

Já falamos anteriormente sobre o que é e por que devemos nos preocupar com Ransonware.  

Hoje, você entenderá com este artigo, como os hackers operam e se você pode ser uma potencial vítima.

Como os cibercriminosos operam?

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Victoria Kivilevich, analista de inteligência de ameaças da empresa israelense Kela, pesquisou nos fóruns de cibercrimes e pode observar criminosos alegando estar prontos para comprar acessos de empresas e criando tópicos em busca de serviços. Alguns com o objetivo de realizar ataques de ransomware e roubar dados, outros para implantar malware destinado ao roubo de informações, além de outras atividades maliciosas. Com essa minuciosa pesquisa, foi possível determinar o que é valioso para os criminosos, os quais compram acessos especialmente para ataque ransomware.

 Veja o que foi encontrado:

  • Foram encontrados 48 tópicos ativos e 46% deles foram criados naquele mês, nos quais os autores alegaram quererem comprar diferentes categorias de acesso.
  • 40% dos autores que buscavam comprar acessos foram identificados como participantes ativos na cadeia de suprimentos do ransomware como serviço (RaaS) – operadoras, afiliadas ou intermediários.
  • Os hackers parecem formar “padrões de indústria” (priorizando aquelas com maior capitalização e bancos de dados desprotegidos), definindo a vítima ideal com base em sua receita e geografia, excluindo certos setores e países da lista de alvos. Em média, os autores do fórum ativos em julho de 2021 pretendiam comprar o acesso a empresas norte-americanas com receitas superiores a 100 milhões de dólares. Quase metade deles se recusou a comprar acesso a empresas dos setores de saúde e educação.
  • Atacantes de ransomware estão prontos para pagar até 100.000 dólares pelo acesso, com a maioria dos autores (definindo) os limites pela metade desse preço – 56.250 dólares.

O conhecimento de uma vulnerabilidade do sistema corporativo permite que os hackers eliminem boa parte do trabalho braçal no ataque cibernético.

Quais são os países mais afetados?

A maioria dos ataques mencionou a localização desejada das vítimas, sendo os EUA a escolha mais popular (47%), e outros locais importantes incluem Canadá (37%), Austrália (37%) e países europeus (31%).

Os criminosos costumam focar em empresas mais ricas, por tanto se espera que estejam localizadas nos países melhores desenvolvidos. A empresa Kela publicou uma entrevista com a gangue de RansomWare Lock Bit 2.0, uma nova linha de ataques virtuais de extorsão e um dos representantes afirmou: “Quanto maior for a capitalização da empresa, melhor. Não importa onde o alvo está situado, nós atacamos a todos.” Além disso, ele também afirma que gostam do anonimato e levam o trabalho bastante a sério. 

Melhor dizendo, a vítima-padrão é uma pessoa jurídica e que fatura acima de US $100 milhões anualmente.

Conclusão

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O ataque Ransomware vem se mostrando uma ameaça significativa, não só para empresas, mas para usuários individuais também. Além disso, os fóruns de crimes cibernéticos vem aumentando cada vez mais a sua demanda e com mais hackers realizando os ataques, sendo preciso estar preparado para todas as eventualidades. 

Monitoramento constante e ter o melhor software de segurança digital, como o LastPass, fornecido pela Loupen, são soluções eficazes para impedir possíveis tentativas de ataques cibernéticos.

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Como realizar reuniões eficazes e prosperar em 2022?

Reuniões mal administradas têm um impacto tremendamente negativo no sucesso, inovação, criatividade da equipe e no bem-estar e nível de estresse dos indivíduos. Na verdade, passar por uma reunião ruim pode até resultar na síndrome de recuperação da reunião , em que os funcionários perdem tempo adicional e produtividade se recuperando mentalmente de uma reunião ruim.

Administrar as reuniões da maneira certa pode resultar em muitos pontos positivos e estimulantes, incluindo melhor tomada de decisões e maior inovação, coesão, agilidade e resiliência.

As dicas a seguir destinam-se principalmente a reuniões de líderes e equipes envolvidas na gestão de projetos – mas podem ser aplicadas para qualquer reunião, pois representam os princípios das melhores práticas que idealmente serão incorporados à cultura corporativa. 

O que torna uma reunião eficaz?

Uma reunião eficaz reúne um grupo cuidadosamente selecionado de pessoas para um propósito específico, fornece um fórum para discussão aberta e oferece um resultado tangível: uma decisão, um plano, uma lista de grandes ideias a serem perseguidas, uma compreensão compartilhada do trabalho à frente . Não apenas isso, mas o resultado é então compartilhado com outras pessoas cujo trabalho pode ser afetado.

Reuniões eficazes mantêm os participantes engajados

Comece e termine no horário:  Os apresentadores da reunião devem se conectar cinco minutos antes para garantir que toda a tecnologia esteja funcionando perfeitamente. Encerrar as reuniões tarde é uma fonte de estresse para as pessoas.

Peça Feedback: A melhor maneira de tornar as reuniões de equipe melhores é perguntar aos participantes como estão indo às reuniões. Envie uma pesquisa rápida em que as pessoas compartilhem o que está indo bem ou não e forneça ideias para melhorias.

Faça reuniões envolventes:  Se você escolher os participantes corretamente, todos obterão algo valioso com a reunião, tornando o tempo não apenas bem gasto, mas interessante. Incentive o pensamento livre e a liberdade de expressão. 

Resuma:  Encerre sua reunião reafirmando o que foi acordado e alcançado para que todos saiam com o mesmo entendimento.

Estabeleça regras básicas: Pergunte a si mesmo: “Qual é a função dos participantes da reunião?” Quanto mais clareza você puder fornecer sobre o que deseja obter deles, melhor; as pessoas têm maior probabilidade de contribuir se souberem que papel devem desempenhar. 

Como organizar suas reuniões com o GoTo Meeting

O GoTo Meeting é uma plataforma de videoconferência segura e estável para todos os Suport on Demand em larga escala para PC, MAC, IOS e Android. 

Os avançados recursos do GoToMeeting facilitam o planejamento, a hospedagem e a aprendizagem de reuniões virtuais mais produtivas.

Comece a usar ferramentas de reunião que simplificam a organização e a participação em reuniões. 

Mensagens corporativas – Comunique-se a qualquer momento pelo chat integrado. Inicie ou participe de reuniões com um só clique, diretamente por bate-papos em andamento.  

Ligar para mim – Permita que o GoToMeeting ligue para você quando as reuniões estiverem prestes a começar.   

Participe pelo telefone – Os participantes podem ligar para participar de reuniões pelo telefone para ter mais flexibilidade onde quer que estejam. Ligações gratuitas em mais de 50 países.  

Compartilhe, colabore e tenha novas ideias em tempo real com estes recursos do GoToMeeting.

Ferramentas de desenho na reunião – Desenhe na tela para colaborar, discutir ideias ou apresentar em tempo real.

Compartilhamento de tela – Compartilhe facilmente a tela do computador, smartphone ou tablet com todos os participantes. Apresente, colabore e mantenha todos alinhados.  

Controles do apresentador – Coloque os controles do apresentador nas mãos dos convidados para que eles possam compartilhar a tela e ajudar a comandar a reunião. Você pode até mesmo compartilhar o controle do seu teclado ou mouse.

Comece o ano de 2022 realizando reuniões eficazes e produtivas, mantendo o seu público completamente engajado. Escolha GoTo Meeting, a experiência mais produtiva em reuniões.

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Entrevista

Tudo sobre Help Desk

Quando o assunto é atendimento ao cliente, deixou de ser um diferencial e começou a ser obrigatório em empresas que desejam ganhar espaço no mercado. 

E o help desk veio para revolucionar o atendimento. É difícil que você não tenha ouvido falar em help desk pelo menos uma vez. 

O serviço é fundamental para estabelecer uma relação de confiança entre empresas e clientes.

O help desk tem como funções principais:

  • Atender a chamados de clientes;
  • Solucionar dúvidas;
  • Oferecer suporte para problemas com nível de complexidade baixo.

Entretanto, nem todas as empresas sabem exatamente o que é um help desk, quais são suas funções e seus reais benefícios. 

Para ajudar a entender de uma vez por todas tudo o que você precisa saber sobre help desk, preparamos um artigo completo falando tudo sobre help desk. 

O que é help desk?

Help desk é um termo em inglês que significa literalmente “balcão de ajuda”. Basicamente, se refere a um serviço de atendimento aos clientes que procuram por soluções, esclarecimentos sobre dúvidas e outras solicitações para problemas técnicos relacionados a telefonia, informática, tecnologia da informação ou ainda pré e pós-vendas. 

É um conceito que pode ser aplicado em diferentes mercados. Porém, é um serviço de atendimento que centraliza as solicitações de atendimento em uma única plataforma virtual. Dessa forma, fica muito mais fácil obter métricas relacionadas ao desempenhos da equipe e, consequentemente, identificar pontos importantes de melhoria. 

O help desk torna diversos processos mais rápidos e eficazes, aumenta a produtividade da equipe e proporciona insghts valiosos. 

Funções do help desk

Para entender como um help desk funciona é preciso compreender as funcionalidades que o software fornece. 

Existem três principais funções do help desk, que são: organizar, controlar e otimizar. 

Organizar

Uma das principais funções do help desk é a centralização do recebimento das solicitações de atendimento de inúmeros canais de comunicação, como e-mail, chat, redes sociais e telefone. O que facilita as respostas e resolução de problemas. 

Controlar

Ele também controla a gestão de fluxo de informação e outros dados importantes, como os prazos por meio de SLAs. Inclusive, o help desk gerencia os contatos e todo o histórico de atendimento, o que facilita a ação de primeiro momento. 

Otimizar

Com o help desk você consegue medir e otimizar as interações entre seu time de suporte e clientes. Algumas métricas como: tempo de atendimento dos chamados, desempenho da equipe e satisfação do cliente, podem ser acompanhadas e utilizadas como base para soluções estratégicas. 

Benefícios de ter um help desk

Como já citado, um sistema de help desk auxilia na otimização de processos e melhora o atendimento ao usuário. Porém, existem inúmeros outros benefícios envolvidos, acompanhe. 

Aumenta a capacidade de atendimento

Quando falamos em help desk, um dos principais benefícios é a agilidade no atendimento

Com um sistema de help desk, os usuários poderão abrir seus chamados diretamente, com autonomia para fornecer todos os dados e arquivos para entendimento do problema, pois o histórico de atendimento do cliente fica todo disponível para acesso. 

E é possível dar respostas mais rápidas e muito mais objetivas.

Facilita a gestão

Outro benefício fundamental que o sistema help desk fornece, é a possibilidade de definir e acompanhar métricas

Com dados concretos em mãos é possível estabelecer metas e objetivos, aplicando a cultura de melhoria contínua no setor e na empresa.

Bons sistemas de help desk, como o Freshdesk, fornecem relatórios detalhados que permitem que você visualize métricas importantes, como o tempo médio de atendimento, tempo de primeira resposta e o número de atendimentos.

Possibilidade de atendimento omnichannel

Os clientes gostam de se conectar com a equipe por meio do canal de sua preferência, por isso sua empresa pode implementar um help desk omnichannel, recebendo chamados de diferentes plataformas e canais, entre eles: o site, a área do cliente, redes sociais, chat, WhatsApp e muito mais. 

Com esse benefício, sua empresa se envolve com os cliente e oferece mais uma vantagem competitiva. 

Satisfação do cliente

Como já citamos, por meio do help desk uma empresa é capaz de:

  • Solucionar as dúvidas e problemas de seus clientes mais rapidamente;
  • Diminuir o tempo de espera para atendimento;
  • Oferecer uma resposta mais rápida para a questão apresentada. 

Ao ter um help desk, a empresa facilita a abertura de chamados e pedidos de suporte. O cliente sabe exatamente onde ir e é atendido prontamente. 

É possível também oferecer ao cliente um acesso rápido de dúvidas frequentes, para que as dúvidas sejam sanadas sem precisar de um atendimento humanizado. 

Tudo isso, amplia a satisfação do cliente com a empresa. 

Melhora nos processos internos e externos

O help desk proporciona melhorias significativas tanto em processos externos, quanto internos. 

Nos processos externos, por exemplo, a ferramenta auxilia o time de suporte no atendimento ao cliente e o setor financeiro nas cobranças.

Já nos processos internos, o sistema tem a função de facilitar a comunicação interna entre as equipes e otimizar tarefas repetitivas. 

Redução de erros

Com a base de conhecimento que o help desk oferece, é possível observar as aplicações que geram mais ocorrências. 

Assim, os profissionais de TI conseguem identificar padrões e corrigir possíveis erros de sistema, evitando que as mesmas falhas se repitam no futuro. 

Ao longo prazo, esse controle permite uma melhoria contínua e uma gestão de qualidade cada vez mais eficiente. 

Como funciona um help desk

O objetivo principal do help desk é solucionar problemas e prestar atendimento aos clientes e, para isso, o sistema centraliza e categoriza as solicitações e chamados abertos pelos clientes em um único local. 

Assim, os analistas de suporte, responsáveis por todo suporte, terão acesso a todas as informações e poderão tomar as ações necessárias para entrar em contato com o consumidor e solucionar os problemas de forma mais rápida e simples. 

A função do help desk é dividida basicamente em três níveis de atendimento. 

O primeiro é fragmentado em duas partes: solucionador e direcionador. O primeiro consegue resolver o problema do cliente oferecendo informações e esclarecimentos, sendo essa a parte mais fácil e prática do help desk. Já o direcionador, é a parte responsável por receber o problema, registrar todos os detalhes da ocorrência e encaminhar para um setor que possua maior conhecimento sobre o chamado. 

O segundo estado de atendimento do help desk contém uma equipe com mais conhecimentos sobre os problemas apresentados. Isso significa que o atendente do nível anterior não conseguiu solucionar a solicitação e precisou conectar o cliente a um nível maior. 

o terceiro nível de atendimento forma-se de especialistas mais capacitados para resolver o problema. Estes podem ser os fabricantes e desenvolvedores de determinados softwares e hardwares, além de consultores e outros tipos de profissionais.

Mas vale lembrar que o help desk não atende exclusivamente assuntos relacionados a TI. Confira os exemplos abaixo: 

Help Desk em um provedor de Internet

Sua conexão de Internet não está funcionando, por exemplo. Você entra em contato com sua provedora de Internet precisando de assistência e provavelmente seu atendimento será direcionado ao help desk, onde o operador irá registrá-lo e então seguir uma planejamento para tentar resolver o problema. 

Caso esse problema não seja resolvido, é provável que você seja transferido a um especialista no service desk.

Help Desk em um e-commerce

Já um e-commerce B2B, o consumidor entra em contato através de um dos canais disponíveis e também teria seu chamado registrado de forma que algum operador possa retornar o quanto antes para ajudar a solucionar o problema do cliente. 

Diferença entre help desk e service desk

Os dois termos costumam causar certa confusão, mas eles não se tratam da mesma coisa e cada um tem atribuições diferentes

O help desk como já citamos nesta matéria, é uma forma de atendimento ao cliente, geralmente utilizado em empresas de TI, para resolução de problemas de baixa complexidade. 

Chamamos o sistema de “primeiro nível de atendimento”, ele tem como objetivo resolver complicações tecnológicas simples, como um computador que não está conectado à Internet ou uma impressora que não está sendo reconhecida. 

o service desk é o suporte utilizado para questões mais complexas, em ocorrência nível 2, que demandam um processo abrangente de resolução, como falhas na segurança ou problemas com o servidor. 

O service desk atua como um auxílio maior na área de TI, contribuindo também com propostas de melhoria técnica e acompanhamento dos clientes. 

Como escolher um help desk ideal para sua empresa

Alguns recursos do help desk são essenciais. Preparamos alguns itens que você precisa considerar na hora de escolher um sistema de help desk. 

Histórico de atendimento

É crucial que o seu help desk seja capaz de armazenar todo histórico de atendimento contendo as informações pertinentes sobre o problema, quais soluções foram apresentadas e quais operadores estavam envolvidos, por exemplo. 

Formulários de informações dos clientes

Um sistema de help desk bom, permite que você consiga informações importantes sobre os clientes através de formulários, como e-mail, telefone, dados que confirmem sua identidade, entre outros. 

Disponível 24 horas por dia

Seu help desk precisa estar sempre disponível. É preciso que seu sistema esteja preparado para permitir que os consumidores possam abrir chamados de atendimento, enviando um ticket ou e-mail para que a equipe de atendimento possa abrir os chamados, assim, retornando o contato o mais rápido possível. 

Avaliação de atendimento

Ter um feedback dos clientes é muito importante para sua empresa. Este é um recurso que seu help desk precisa oferecer, para que seus clientes avaliem a qualidade do atendimento de seu negócio.

SLA

Este recurso é essencial para qualquer empresa que se preocupe em oferecer um atendimento de qualidade. 

Para quem não sabe, o SLA tem como objetivo deixar claro o que foi contratado pelo cliente e o que será entregue pela empresa. E o contrato, também é essencial para garantir que os prazos acordados sejam cumpridos e os processos sejam cada vez mais eficientes. 

E ainda tem alguns fatores que você precisa observar em um sistema de help desk. 

1- Se ele tem a interface amigável 

Você precisa verificar se o sistema pode ser facilmente utilizado tanto pelos colaboradores, quanto pelos clientes. 

A interface é um dos fatores mais importantes para tornar a experiência do usuário muito mais agradável. 

2- Se a implementação e suporte são rápidos 

Certifique-se de que o suporte oferecido pela prestadora do serviço seja de qualidade. 

Algumas soluções de Help Desk oferecem apenas suporte em inglês e, às vezes, apenas por e-mail, podendo ser um problema caso você precise de um retorno imediato. 

É necessário também, observar se o processo de implantação do Help Desk é rápido, para que você economize tempo e evitar despesas inesperadas. 

3- Qual o reconhecimento da empresa no mercado

Outra coisa que você deve notar durante a escolha de uma empresa que oferece o serviço de Help Desk, é se ela é reconhecida no mercado. 

As avaliações positivas são a prova de que sua empresa terá um bom suporte após a compra do software. 

Métricas que você deve acompanhar em seu help desk

Você precisa acompanhar algumas métricas de atendimento de forma prática através de relatórios detalhados e transparentes. 

Assim, você conseguirá identificar possíveis falhas em processos ou encontrar erros de atendimento, e consequentemente conseguir corrigi-los. 

Conheça as principais métricas que você deve acompanhar do help desk:

  • Número de atendimento e chamadas
  • Tempo de primeira resposta 
  • Tempo de resolução 
  • Nível de satisfação do consumidor 
  • NPS (Net Promoter Score):  ele existe para medir a lealdade do cliente e te dar insights sobre suas chances e taxas de fidelização. 

Conclusão

Agora que você entendeu todos os benefícios e como funciona um sistema de Help Desk, que tal conhecer o sistema inteligente da Freshworks?

O Freshdesk é uma plataforma com tudo que você precisa para atender seus clientes e expandir seu negócio. 

Ele oferece uma experiência de atendimento rápido. Permitindo que seu negócio atue de forma mais estratégica na resolução de problemas, melhorando a percepção e satisfação dos usuários. 

Como o Freshdesk, você pode:

  • Agilizar todas as conversas com seu cliente em um só lugar; 
  • Automatizar seu trabalho repetitivo e poupar tempo; 
  • Colaborar com outras equipes para resolver problemas mais rápidos;
  • E muito mais.

Conheça o melhor sistema de autoatendimento, o Freshdesk. 

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Evite golpes nas compras online de natal

Para muitos, o Natal é a época mais maravilhosa do ano, mas se você for vítima de ataque online, a lembrança pode se tornar um pouco amarga. Considerando que tanto o espírito natalino como o uso da Internet estão em alta, não há melhor oportunidade para os cibercriminosos tentarem atrair vítimas.

Não deixe que os hackers roubem sua alegria! Seguindo essas dicas importantes, você pode garantir que sua empresa terá um Natal seguro na internet.

Principais ameaças das compras online

Phishing: Termo originado do inglês e se trata de roubo de identidade online. É uma ação fraudulenta, que tenta adquirir de maneira ilegal dados pessoais e confidenciais de outras pessoas.  Neste Natal, é importante estar atento a mensagens recebidas por qualquer aplicativo e e-mail, pois pode se tratar de golpes de phishing.

Engenharia Social: A engenharia social, no contexto de segurança da informação, refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais. Há uma grande preocupação com os golpes no WhatsApp, que tem se tornado cada vez mais comum. Este golpe utiliza a engenharia social para conseguir o código de acesso do WhatsApp da vítima, que utiliza o aplicativo para pedir dinheiro de amigos e familiares.

Sites de e-commerce falsos: Estes sites se passam por réplicas muito fiéis de lojas virtuais e marcas conhecidas. As vítimas podem realizar compras de produtos nestes sites que nunca serão entregues, transferindo, além de dinheiro, seus dados financeiros para os cibercriminosos.

Entrega de pacotes Com frequência cada vez maior, os funcionários recebem compras on-line pessoais em seus locais de trabalho. Por isso, usam seus e-mails de trabalho como um canal de contato para receber notificações sobre as encomendas. Esse golpe envolve a mensagem de um suposto representante dos correios, na qual o usuário é alertado de que seu pacote não pôde ser entregue e que ele deve acessar um documento anexo para imprimir recibo e retirar o pacote no ponto mais próximo.

Ofertas no Facebook Os criminosos criam perfis falsos de empresas legítimas para enganar os usuários e fazer com que insiram informações pessoais ou do cartão de pagamento para acessar ofertas e artigos exclusivos.

Dicas importantes para um Natal seguro ciberneticamente:

Políticas de gerenciamento móvel: Se sua equipe trabalha em trânsito ou remotamente, os dispositivos devem ser criptografados e as políticas devem ser implementadas para proteger os dados essenciais da sua empresa (no caso de um dispositivo ser perdido ou comprometido).

Descubra se seus funcionários são travessos ou legais: Você tem certeza de que seus funcionários não caíram em golpes de phishing? A conscientização sobre phishing é especialmente importante durante o período festivo, já que os golpes são mais comuns nesta época. 

No natal passado, eu dei a você minha… senha!: Quando se trata de políticas de senha, os funcionários precisam evitar nomes de animais de estimação, data de nascimento, nomes de família etc. Os hackers podem obter uma grande quantidade de informações de suas contas de mídia social. Não compartilhe dados pessoais online, mantenha as contas privadas e use senhas únicas e aleatórias para cada conta. Para reduzir o risco de seus funcionários usarem senhas fracas e recicladas, você pode introduzir um gerenciador de senhas para toda a empresa. Os gerenciadores de senha, como o LastPass, permitem que você execute relatórios para identificar a equipe que não está conseguindo as melhores práticas de senha.

Utilize dispositivos seguros: Na hora de fazer suas compras, procure utilizar um Wi-Fi, computador ou smartphone seguros. Não faça compras utilizando redes públicas de Wi-FI, pois muitas delas não são seguras.

Pense antes de clicar.  Preste atenção aos e-mails que você recebe. Não abra e-mails de remetentes desconhecidos nem clique em links de mensagens suspeitas.

Compre com segurança. Você não deve apenas se certificar de que sua conexão com a Internet é segura. Certifique-se de que está comprando em um site que usa proteção SSL. A maneira mais fácil de saber é verificar a barra de endereços do seu navegador. Procure https é o URL. Sites sem os s não são seguros para enviar informações de pagamento ou outros dados pessoais.

Esperamos que você tenha um Natal e Ano Novo com segurança cibernética!

A Loupen Brasil é a primeira revenda e distribuidora LogMeIn no Brasil, com foco em oferecer as melhores soluções de tecnologia na sua empresa, e nela é possível adquirir o LastPass e ainda ter a opção de fazer um teste gratuito ou optar por ver uma demonstração.

Há diferentes planos e benefícios, tanto para usuários individuais – com um cofre para guardar todas as suas senhas e quaisquer informações importantes e geração automática de senhas seguras. E também para grandes empresas, com cofres individuais para cada usuário e desafio de segurança para evitar senhas repetidas.

Não hesite em entrar em contato caso deseje nosso apoio para melhorar a sua postura de segurança durante a época festiva ou no Ano Novo. Nossa equipe de especialistas em segurança cibernética está sempre pronta para ajudar. A Loupen Tecnologia deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!