Indivíduos e organizações precisam permanecer ativos e conectados para garantir a colaboração, a produtividade e a continuidade dos negócios globais sem sair de onde estão.
O acesso remoto não supervisionado é uma ferramenta de TI e suporte que vem em muitas formas e se tornou imprescindível atualmente, principalmente pela facilidade de ser possível trabalhar remotamente e prestar suporte a clientes e funcionários em um instante.
Compreenda a seguir todas as informações necessárias para optar pelo acesso remoto não supervisionado.
O que é acesso remoto não supervisionado?
No acesso remoto não supervisionado o técnico pode acessar o dispositivo do usuário final mesmo que ele não esteja presente. Ou seja, no acesso supervisionado o usuário fica em seu lugar e observa o acesso feito pelo técnico. Acima de tudo, o usuário precisa liberar o acesso ao técnico .
A principal função é fornecer a manutenção de rotina e suporte aos dispositivos do cliente, através de um link de download enviado pelo gerente ou técnico de TI para instalar o software de suporte remoto em todos os dispositivos aos quais eles desejam oferecer suporte.
Uma rápida comparação de acesso remoto não supervisionado x supervisionado
Supervisionado | Não Supervisionado | |
Quais são os outros nomes desse tipo de suporte? | Suporte rápido, suporte sob demanda, suporte instantâneo | Gerenciamento de terminais e acesso remoto |
Funcionalidade | Auxiliar usuário final que esteja em algum dispositivo e precisa de suporte Quando o usuário final não possui um aplicativo de acesso remoto | Administrar acesso remoto de grupos de computadores para equipes de TI ou MSPS (empresas fornecedoras de soluções em TI) Fornece suporte aos usuários finais Acessar computadores a qualquer momento para realizar manutenção Criar contas de usuário de acesso remoto |
O usuário final precisa estar presente? | O usuário precisa estar presente no seu computador ou dispositivo móvel. | O usuário não precisa estar presente. O técnico pode acessar o computador a qualquer momento |
Como Funciona? | O técnico envia um link de download para instalar um aplicativo com o código de acesso. Assim, é possível acessar remotamente os seus dispositivos. | Instala-se um pequeno aplicativo no computador de seus clientes, vinculado à sua conta de gerenciamento. Com isso, é possível visualizar a lista de computadores, status e acessá-los conforme necessário sem a presença do usuário final. |
Acesso não supervisionado: em certos casos, absolutamente necessário!
O que diferencia esse tipo de acesso é a interação e a visibilidade.
Os aplicativos que fornecem esse acesso não distraem a atenção do usuário com alertas enormes, apenas uma pequena notificação sobre o acesso. Além disso, o usuário também pode perceber que certas coisas estão agindo inesperadamente em sua máquina.
Isso é importante porque, em caso de dúvida, o usuário pode encerrar a conexão com a Internet, colocando a pessoa que acessa a máquina fora de ação.
Além disso, este software é sempre utilizado mediante acordo, preferencialmente assinado. A instalação não é furtiva e, geralmente, o acesso autônomo só funciona se o usuário habilitar a opção nas configurações.
Com tudo isso, podemos dizer que um bom software de acesso remoto autônomo é (e tem que ser) ético e respeitador de leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados.
Para quem é destinado o acesso remoto não supervisionado?
Nas empresas, esse tipo de acesso pode ser essencial para suas atividades, principalmente se a própria empresa for dedicada à tecnologia.
Na maioria dos casos, a maior vantagem está no gerenciamento de TI. A empresa pode firmar contratos com seus funcionários, assegurando seu conhecimento de que tal acesso poderá ocorrer de tempos em tempos.
Vantagens do Acesso Remoto não supervisionado
- Possibilidade de suporte técnico proativo, evitando falhas;
- Maior agilidade no suporte técnico reativo, podendo até mesmo corrigir determinados problemas sem atrapalhar o trabalho do usuário;
- Garantir o uso correto de softwares internos da empresa;
Por que escolher Central para o acesso remoto não supervisionado?
Além da ascensão da terceirização, as empresas também precisam cada vez mais do suporte da tecnologia. E, para cuidar disso, é indispensável um serviço robusto que ajude a TI a cuidar dos ativos de tecnologia.
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