O que é a prevenção de ameaças à segurança Endpoint?

[BPS] O que é a prevenção de ameaças à segurança EndPoint_CAPA

Cada dispositivo que os funcionários usam para se conectar às redes comerciais representa uma brecha para os criminosos cibernéticos explorarem e roubarem dados corporativos.

À medida que o volume e a sofisticação das ameaças à segurança cibernética têm crescido constantemente, também aumenta a necessidade de soluções de segurança de Endpoint mais avançadas –  que hoje em dia são projetadas para detectar, analisar, bloquear e conter rapidamente os ataques em andamento.

O que é Segurança Endpoint?

De maneira contextualizada, Endpoint (ponto de extremidade em português) pode ser qualquer dispositivo, seja ele móvel ou não, desde uma estação de trabalho até notebooks, tablets e celulares, que podem ser conectados à uma rede.

Cada endpoint que se conecta à rede corporativa é uma vulnerabilidade, fornecendo um ponto de entrada potencial para criminosos cibernéticos. Portanto, cada dispositivo que um funcionário usa para se conectar a qualquer sistema ou recurso de negócios carrega o risco de se tornar a rota escolhida para invadir uma organização. Esses dispositivos podem ser explorados por malware, um software intencionalmente feito para causar danos a um computador e vazar ou roubar dados confidenciais da empresa.

Diante disso, é fundamental que as empresas implantem soluções que possam analisar, detectar, bloquear e conter ataques cibernéticos conforme eles acontecem. As organizações também precisam colaborar umas com as outras e utilizar tecnologias que forneçam, às suas equipes de TI e segurança, visibilidade das ameaças avançadas, permitindo que detectem rapidamente os riscos de segurança para uma correção rápida de possíveis problemas.

Como a Segurança Endpoint funciona?

As plataformas de proteção de dados de endpoint (EPP) funcionam examinando os arquivos, processos e atividades do sistema em busca de indicadores suspeitos ou maliciosos. 

As soluções de proteção de endpoint oferecem um console de gerenciamento centralizado a partir do qual os administradores podem se conectar à rede corporativa para monitorar, proteger, investigar e responder a incidentes. Isso é conseguido com o aproveitamento de uma abordagem local, híbrida ou em nuvem.

Por que é importante ter uma boa segurança Endpoint?

Vírus e ataques cibernéticos podem causar prejuízos de milhões de dólares para as empresas. Há inúmeros caminhos pelos quais esses ataques podem seguir, como sequestro de dados com Ransomware.

Para ficar por dentro: O que é e por que devemos nos preocupar com Ransomware?

Para se ter um parâmetro, segundo o FBI, os prejuízos causados por diferentes tipos de malware somaram mais de USD 11 milhões apenas em 2018. Já em 2019, de acordo com o Ponemon Institute, o custo médio das violações de dados atingiu USD 3,92 milhões, o valor mais alto registrado até hoje. Daí a importância de manter a integridade e segurança de seu sistema digital.

Diferença entre segurança de Endpoint e Antivírus

Embora ambos ofereçam soluções de proteção, Segurança de Endpoint e antivírus são coisas diferentes. Enquanto o antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms em PCs – único ou muitos -, a segurança de Endpoint cobre toda a infraestrutura.

O Endpoint Security contém não apenas anti-malware, comum entre os antivírus, mas muitas ferramentas de segurança contra diferentes tipos de ameaças. Com ele, é possível manter a integridade dos dispositivos, a autenticação / autorização do usuário, para assim, preservar os Endpoints seguros, o que não está incluído no pacote do antivírus.

Benefícios da Segurança Endpoint

Entre as vantagens da segurança Endpoint, destacam-se:

  • Redução de custos: O sistema de EndPoint reúne os componentes necessários em um só conjunto, o que é muito mais vantajoso financeiramente. 
  • Fácil Instalação: Basta instalar e configurar o servidor central que fará a segurança da rede. Assim, os dispositivos só conseguirão acessar a rede a partir da instalação do cliente em seus dispositivos.
  • Administração Centralizada: É possível centralizar a rede a partir do sistema gerenciador de segurança, no caso, o Endpoint. Dessa forma, o gerente de infraestrutura de TI da empresa ou parceiro terceirizado passa a ser o administrador do servidor Endpoint, sendo responsável pelo controle para revogar e conceder permissões de uso.
  • Bloqueio de ações indesejadas: Apesar de muitas vezes não ser intencional, invasões indesejadas podem ser frequentes no ambiente organizacional. Por esse motivo, algumas empresas possuem políticas de segurança que impedem que funcionários pluguem dispositivos internos em estações de trabalho. Assim, softwares de segurança de Endpoint ajudam a bloquear esse tipo de atividade.
  • Fácil Integração com novas tecnologias: Como o sistema de segurança é apenas um composto, torna-se mais fácil que novas soluções sejam adicionadas ao sistema de forma simples. Assim, as empresas têm acesso às atualizações de forma segura e unificada, de uma vez só, para todos os dispositivos.

Como a LogMeIn Central pode te ajudar?

O site Solutions Review, teve um artigo escrito por Ben Canner, redator e analista de tecnologia corporativa, onde o LogMeIn Central foi nomeado um dos 6 principais fornecedores de segurança de endpoint a terem grande destaque em 2019. Este site de revisão se concentra em plataformas de segurança e proteção de endpoint e postagens sobre as melhores práticas ao avaliar ou manter uma solução de endpoint.

O revisor, Ben Canner, escreve:

“O LogMeIn fornece um gerenciamento abrangente de endpoint e solução de segurança indicativa das linhas confusas entre a segurança de identidade e o perímetro de endpoint tradicional. O portfólio de segurança da solução LogMeIn Central inclui antivírus, gerenciamento de patches, alertas proativos, inventário de software e monitoramento da integridade do computador, fornecendo assim um pacote abrangente para empresas que lutam com brechas de segurança de perímetro ou problemas de visibilidade. ”

A solução de endpoint da LogMeIn, Central , permite que as empresas fortaleçam a segurança de seus dispositivos integrando visibilidade, controle e defesa proativa. A solução garante que as empresas possam descobrir, monitorar e avaliar os riscos enfrentados por seus endpoints, garantindo que todos os dispositivos estejam em conformidade, mitigando riscos potenciais e reduzindo a exposição.

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.