Categorias
Cloud Computing

Como garantir sucesso na implementação de SaaS em sua empresa

Em um mundo cercado por soluções na nuvem, é quase certeza que toda empresa, um dia, precisará lidar com a implantação de SaaS. Afinal, esta nova forma de trabalhar já é normal nas empresas e fica ainda mais comum a cada ano que passa.

Mas, para empresas que ainda estão trocando softwares locais por soluções SaaS, o processo de transição pode parecer um pouco assustador. São várias etapas e cuidados necessários para garantir que tudo flua bem e que nada saia do ar.

Todavia, isso não quer dizer que estamos falando de algo particularmente difícil. Então, para entender as características e peculiaridades do processo, precisamos entrar em mais detalhes.

Como funciona a implantação de SaaS

De modo geral, o processo de migração tende a ser feito com apoio de terceiros. Em particular, o trabalho tende a ser delegado a equipes dos próprios distribuidores (ou parceiros autorizados), por conhecerem melhor as soluções que serão aplicadas.

Este processo, então, precisa iniciar com uma sondagem da empresa. Em outras palavras, a equipe responsável pela implantação do SaaS precisa entender melhor a empresa que adquiriu estes serviços. Desde questões básicas, como o tamanho da empresa e configurações de sua rede de internet, a aspectos mais detalhados, como a finalidade do projeto e o motivo que levou à contratação do serviço.

É importante que o fornecedor tenha a visão mais completa possível da situação atual da empresa e dos seus objetivos. Nota-se a importância destas informações para as demais etapas do processo, mas também vale destacar que, sem essas informações e feedback, a prestadora de serviços não saberá como satisfazer as necessidades do seu cliente, como indica o blog da Ploomes.

Tendo estes dados em mãos, a equipe pode começar a configurar a solução. Aqui, os responsáveis se preocupam nos parâmetros da empresa, formas de acesso, etc. Como estas soluções funcionam na nuvem, esta etapa geralmente é feita à distância, mas isto varia de acordo com o serviço.

Nesta etapa, os representantes também configuram as automações desejadas e, em certos casos, as integrações com outros softwares. Mas, em geral, só são configuradas integrações muito comuns ou que as que envolvem várias soluções do mesmo desenvolvedor. Afinal, os responsáveis precisam entender bastante de todos os serviços envolvidos para integrá-los uns aos outros sem falhas.

Por final, então, a equipe treina os futuros usuários da ferramenta, garantindo o uso correto da mesma, concluindo com um monitoramento do uso para garantir que esteja tudo ok – deste modo, não ficam dúvidas para trás.

Quais cuidados eu preciso ter?

Para garantir sucesso na implementação de SaaS em sua empresa, o primeiro passo é simples: contrate profissionais de confiança. Além de buscar um software adequado às suas necessidades, sua empresa precisa trabalhar com um fornecedor disposto a entender a sua situação e personalizar as configurações para atender às suas demandas.

Também vale notar que a adoção de um SaaS pode demandar mudanças adicionais à empresa. Por exemplo, talvez seja necessário mudar alguns processos para encaixar a nova solução. Ou a empresa precise rever suas políticas de uso de dados, ainda mais com a LGPD em vigor.

Ademais, é preciso tomar cuidado na escolha do fornecedor. Analise a empresa em detalhes e faça as seguintes perguntas:

  • O serviço fornecido atende às nossas necessidades?
  • Minha empresa ficará dependente de terceiros para trabalhar? Se sim, estamos dispostos a lidar com isso?
  • Os benefícios desta solução e dos serviços prestados pelo fornecedor justificam o preço?
  • Há algum custo adicional na troca de processos ou na própria implementação que minha empresa não esteja disposta a pagar?

Tenha certeza de que as respostas estão de acordo com o que sua empresa espera e deseja. E, é claro, fique de olho no processo conforme ele acontece. Tenha certeza de que está tudo ok e de que os treinamentos atendem às necessidades da sua equipe.

Combinando todos estes elementos – e mantendo um bom olho crítico – sua empresa poderá migrar para soluções SaaS sem dificuldades e sem stress, o que é vital para o trabalho fluir bem.

Mas lembre-se: em caso de dúvida, não há nada de errado em pedir uma ajuda.

Por que confiar em terceiros na implementação de SaaS

Quando lidamos com questões grandes, que podem afetar a empresa inteira, é importante deixar o processo em boas mãos. E, apesar do instinto de muitas pessoas dizer que ninguém é mais confiável do que os membros da sua própria empresa, a realidade não é bem assim.

É vital, sim, que colaboradores acompanhem o processo para dar o contexto necessário, mas o ideal é que o próprio fornecedor faça a implementação. Seu conhecimento mais profundo, através de uso constante das ferramentas e acesso a treinamentos dedicados, ajuda a prever questões mais sérias e evitar falhas.

Ademais, estamos falando de profissionais especializados justamente neste tipo de atividade. Seu conhecimento não se limita apenas a saber usar as ferramentas, ou mesmo a saber instalá-las – mas, sim, representa uma união.

Aqui também vale destacar a presença de serviços de suporte técnico e retirada de dúvidas que estas empresas tendem a fornecer. Afinal, muitas vezes a implementação pode acontecer sem falhas, mas, conforme a empresa passa a usar as novas ferramentas, questões inesperadas surgem.

Então, para garantir que esteja tudo tranquilo, equipes de suporte dedicadas, que falam o mesmo idioma dos membros da empresa (ao invés de ficar dependendo de tradutores), se tornam vitais.

E, para todos estes serviços, você pode contar com a Loupen! Nossas equipes altamente treinadas e dedicadas garantem que as soluções contratadas sejam implementadas sem erro. E, após a instalação, você também pode contar com treinamentos e suporte técnico dedicado, eliminando grandes filas de espera ao tempo que você recebe suporte direto e em português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.