5 Formas Incríveis de Garantir a Sua Segurança com os Planos LastPass

Conheça 5 funções do LastPass que vão além do controle de senhas

Se você usa a internet com bastante frequência, provavelmente já ouviu falar no LastPass e sabe como ele ajuda a sua segurança com senhas mais fortes.

E isto não é à toa: até bancos como o Santander indicam o uso de gerenciadores de senhas para a sua segurança.

Mas o que você pode não saber é que os benefícios vão muito além disso, seja para empresas ou usuários individuais. Então vamos ver algumas das funções mais interessantes (que talvez você não conheça):

1. Carteira Digital Dentro do seu Cofre LastPass

O cofre de senhas do LastPass é conhecido pela sua segurança. Da encriptação de dados em 256 bits (que impede que a própria LastPass leia os seus dados) a encriptação TLS (garantindo comunicações seguras, como usado por bancos).

São várias funções poderosas de segurança que garantem a sua privacidade, impedindo que outros vejam suas senhas. Então, se o LastPass possui uma segurança tão alta, por que guardar só senhas?

Como parte do seu cofre, usuários do LastPass também possuem uma série de seções para guardar informações além de senhas. E entre elas temos a seção de cartões para pagamentos.

Exemplo da Carteira Digital do LastPass em uso.

Aqui você pode adicionar cada um dos seus cartões, sejam de débito ou crédito, para salvá-los no seu cofre. Então, quando for às compras online, basta clicar no botão “autopreencher” do LastPass.

Além disso, para assinantes dos planos empresariais, há a opção de compartilhar os cartões com colaboradores específicos da sua empresa. Isso facilita os processos e evita que o cartão passe pelas mãos de muitas pessoas.

2. Desafio de Segurança

Assinantes dos planos pagos do LastPass têm acesso ao Security Dashboard. Ali fica uma importantíssima função do LastPass, que é o seu Desafio de Segurança.

Ao abrir esta seção, assinantes LastPass encontram uma porcentagem, indicando o nível de segurança da sua conta como um todo e, ainda mais importante, informações detalhadas sobre pontos fracos.

Logo do lado do gráfico com a sua porcentagem de segurança, o LastPass exibe uma lista de senhas com falhas de segurança. A lista mostra todas as senhas frágeis, com marcações ao lado indicando o que há de errado.

Por exemplo, se a senha está há muito tempo em uso e nunca foi alterada, o LastPass avisa que a senha é velha e que é uma boa ideia alterá-la – especialmente se for uma senha mais fraca, criada manualmente pelo usuário.

Ao mesmo tempo, se alguma senha foi utilizada em vários sites, o LastPass exibe todas as cópias da senha e indica que ela está em “reuso”.

Assim, o usuário sabe exatamente onde estão as falhas e como corrigi-las, garantindo a sua própria segurança!

3. Monitoramento de Vazamentos

Continuando no Security Dashboard, outra função importante aparece logo abaixo do Desafio de Segurança: o Monitoramento da Dark Web.

A Dark Web é uma parte da internet que não aparece em pesquisas, o que torna seus sites mais difíceis de encontrar. Em particular, esta é a parte da internet que inclui sites ilegais.

E entre tais sites estão páginas que vendem e distribuem dados de outras pessoas ilegalmente.

Assinantes dos planos pagos do LastPass têm acesso a um monitoramento automático destas páginas. Assim, você fica sabendo de vazamentos sem arriscar a sua segurança para acessar a Deep Web e sem esperar que o vazamento apareça nos jornais.

Com estes avisos proativos, o assinante altera as suas senhas antecipadamente e evita acessos de terceiros antes que surjam problemas.

4. Armazenamento Seguro de 1GB na Nuvem

A primeira imagem que pode vir à mente ao falar de armazenamento em nuvem tende a ser algo como o Google Drive, ou o Dropbox. Mas não estamos falando aqui de um sistema qualquer de armazenamento, e sim de um sistema que utiliza as mesmas ferramentas de segurança padrão do LastPass para proteger seus arquivos.

Ou seja, com o armazenamento do LastPass, é possível guardar informações confidenciais, orçamentos, e até scans de documentos como o seu RG ou CPF.

Esta função combina os benefícios padrão do armazenamento em nuvem, deixando os arquivos disponíveis para acesso a partir de qualquer dispositivo conectado, com a segurança elevada do LastPass.

Assim como acontece com as senhas, nem o próprio LastPass consegue acessar e ver seus arquivos. Além disso, a encriptação no envio e download também impede que outros os acessem sem a sua permissão.

É uma função perfeita para guardar documentos vitais – onde você precisa de uma cópia de segurança, mas não quer que outros leiam ou copiem.

5. Controle de Acessos para Empresas

Painel de gerenciamento de usuários e equipes do LastPass

Aqui temos um benefício especial para os planos empresariais. Assinando o LastPass para empresas, os administradores têm acesso a um painel exclusivo.

Esse painel dá uma série de benefícios, então iremos por partes. Em primeiro lugar, o óbvio: controle de acessos. O administrador da conta pode liberar certos dados e funções para certas pessoas – como a carteira digital, que comentamos acima.

O administrador também pode usar o LastPass como a forma primária para fazer login nas diversas ferramentas da sua empresa.

Com isto, não é preciso buscar uma lista dos seus apps e tentar lembrar de todos eles quando um colaborador entra ou sai da empresa. A lista inteira fica no LastPass em si e o administrador só precisa criar as contas quando um novo funcionário entra.

Com o LastPass como ferramenta de login dos colaboradores, eles também não precisam se lembrar de todas as senhas. O LastPass realiza o login automaticamente para todos – e, se alguém sair da empresa, basta excluir o usuário da lista.

O administrador pode até configurar o LastPass para que autentique os usuários sem senhas (por exemplo, usando biometria). Assim é possível eliminar o uso de senhas na empresa, mas sem perder a segurança que o LastPass oferece!

Conclusão

Podemos ver que os benefícios do LastPass vão muito além de um simples gerenciador de senhas, sempre fazendo bom proveito das suas funções de segurança, atendendo à LGPD. Mas, é claro, isso não diminui a importância do seu gerenciador de senhas, que é extremamente robusto e seguro.

E essas são só algumas das funções do LastPass. Entre em contato com nosso time de vendas e descubra outras funcionalidades que podem te ajudar a gerenciar senhas e manter suas informações em segurança.

Compartilhe esta publicação

Explore outras publicações

A Loupen utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.