Engajamento: Como se aproximar e conquistar sua audiência através de webinars

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Em anos recentes, conforme a internet tem alcançado um público maior, o volume de conteúdo criado também só aumenta. E, com ele, uma palavra domina as conversas: engajamento.

Esta questão – que, no começo, só importava ao mundo do entretenimento – hoje já faz parte do dia a dia de empresas. Afinal, em 2021, todos esperam que o marketing também seja engajador.

Isto acontece depois de a internet lidar com anos e mais anos de criação de conteúdo. Em meio a tantos vídeos e imagens, a busca sempre foi por chamar a atenção. Seja para entretenimento (trazendo mais espectadores) ou marketing (trazendo mais leads).

Inclusive no mundo dos webinars, buscar a atenção e um grande número de espectadores sempre foi uma das principais métricas. Inclusive a própria escolha por webinars muitas vezes é feita pensando em chamar a atenção, já que eles são um “diferencial”.

Mas isto não é mais o bastante. Com todas as pessoas e empresas tentando chamar a atenção, ter mais um material chamativo não é o bastante. Agora o que vale é ir além: chamar e prender a atenção. Ou seja, engajar.

O desafio do engajamento

Apesar da frequência em que essa palavra surge pela internet, nem sempre é fácil engajar o espectador. Na internet, todo mundo quer atenção e participação, então se diferenciar do resto do mercado pode ser desafiador.

Mas “desafiador” é longe de “impossível”, então o que pode ser feito para alcançar sucesso?

Bom, em primeiro lugar, optar por webinars é ainda mais importante neste contexto. Ao contrário de outros tipos de conteúdo online, eles permitem maior interação. E, com esta interação, vêm mais oportunidades para manter os espectadores grudados na tela.

Mas há mais que pode (ou até deve) ser feito para garantir o sucesso do seu evento – e o mais importante é justamente o passo inicial:

Escolha seu tema com cuidado

Uma falha comum ao realizar webinars, ou mesmo desenvolver outros tipos de conteúdo online, é o organizador optar por um tema que apenas ele gostaria de ver. Mas, na internet, o conteúdo é democratizado demais para esta tática funcionar.

Na internet, qualquer um pode fechar a janela e sair para fazer outra coisa se o conteúdo não for interessante. Então, como indica a HeroSpark, é preciso ficar de olho no público.

Ao invés de focar no que você e sua empresa acham interessante, veja o que seu público tem interesse em acompanhar. E, se precisar, faça pesquisas.

É o que a MindMiners também diz, destacando a importância de se manter sempre por dentro do mundo das pessoas que você deseja alcançar. E suas pesquisas podem ser simples pesquisas de mercado ou mesmo questionários enviados às pessoas que deseja atrair para o evento.

O importante é ter dados concretos e completos. Afinal, é com base neles que você deve escolher seu tema – sempre pensando no que é interessante para o público. Lembre-se: você só alcançará o engajamento do público se eles estiverem interessados no seu tema.

Mais que um bom tema, tenha também bons apresentadores

A segunda escolha importante, que também deve ser feita logo no começo, é: quem vai apresentar?

Qualquer evento não tem como ser muito interessante se o apresentador for ruim. Busque pessoas interessantes e animadas pelo tema, para que elas transmitam este ânimo ao público.

Também é importante que o apresentador se encaixe nas expectativas da audiência. Não adianta trazer uma pessoa muito formal e com voz de radialista se o tema vai ser bastante casual, por exemplo.

Aqui também vale muito à pena pesquisar. Conheça mais sobre o mundo do tema, encontre pessoas tratadas como bons exemplos e veja como é o conteúdo que já existe sobre o tema.

Isto não quer dizer que você precisa copiar o que já existe. Muito pelo contrário, ainda é preciso ser original e diferente – afinal, não há engajamento se o público já viu o seu conteúdo antes. Mas você precisa se inteirar sobre como é a visão de quem já faz parte deste público.

Por que escolher webinars para engajamento?

Tendo estes pontos fundamentais já definidos, precisamos responder mais uma pergunta importante: o que faz com que os webinars sejam especiais?

Em primeiro lugar, há o fato de ser ao vivo. O senso de exclusividade e de que o apresentador fala diretamente com você por aquele momento faz toda a diferença.

Além disso, se você oferecer uma sessão de perguntas e respostas, esta interatividade manterá a atenção dos participantes fixa no seu evento por mais tempo e com melhores resultados.

Mas os benefícios de webinars vão além da experiência do espectador. Eles também trazem benefícios enormes para quem está organizando o evento.

Um deles é o fato de ser, bom, um evento. Um webinar é um acontecimento, algo que chama a atenção. E, por mais que não seja bom usar “chamar a atenção” como objetivo primário, ele ainda deve ser um dos seus objetivos. Afinal, de nada adianta desenvolver o evento se ninguém aparece.

Mas, mais do que isto, eles são uma forma incrível para nutrir seus leads – algo em que até o especialista em marketing digital Neil Patel concorda!

Com a interatividade de um webinar, você pode ficar de olho nas reações dos participantes e trocar informações ao vivo. Se julgar necessário (e couber na atmosfera do evento), você também pode aproveitar para fazer sorteios ou promoções.

E, ao término do evento, você pode entrar em contato com os participantes. Agradeça-os pela participação e ofereça conteúdo adicional. Com isto, você não só irá nutrir seus leads e mantê-los informados. Você construirá laços mais fortes e pode até mesmo fidelizar quem já é seu cliente.

Ou seja, se o seu conteúdo pós-evento for bem planejado, você conseguirá manter o engajamento mesmo off-line, facilitando não só a vida do seu time de marketing, mas também do seu time de vendas!

Em conclusão

No mundo digital, as opções para criação de conteúdo são muito diversas, então é preciso buscar uma forma de dar um ar único ao seu material – e webinars são uma forma perfeita de alcançar melhores resultados.

Mas vale lembrar que é sempre importante trabalhar com a ferramenta correta. E, com webinars, isto não é diferente.

Por isto, então, que a Loupen recomenda o GoToWebinar. Ele auxilia em todo o processo, desde a divulgação do evento às ações follow-up. Com o GoToWebinar, sua equipe estará pronta para pôr em prática tudo o que abordamos neste artigo e muito mais.

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