Categorias
Sem categoria

Da Telefonia Digital às Videochamadas: os vários benefícios da comunicação online

2020 foi um ano de mudanças, trazendo a telefonia digital a vários novos setores da economia. Confira alguns dos grandes beneficiados com esta tecnologia.

Para muitos, ainda há uma visão de que sistemas de telefonia digital e outras formas de comunicação online são coisa de empresa grande. Muitos inclusive veem como luxo de empresas de tecnologia.

Mas, em 2021, isto não é mais verdade. Inclusive já não tem sido verdade há alguns anos, e, em parte, esta situação até já é conhecida.

Por exemplo, já sabemos das vantagens que estas tecnologias trazem para a área de vendas de modo geral. Com a rapidez no contato e a possibilidade de videochamadas, a tecnologia acelera as negociações e aproxima o vendedor do cliente.

Mas as vantagens vão além disso. Inclusive, há vantagens para algumas indústrias inesperadas.

Então iremos conferir abaixo alguns setores da economia que mais ganham com as comunicações online e quais vantagens eles têm.

1. A telefonia digital e a educação

Começaremos com o óbvio: o grande benefício destas tecnologias ficou claro em 2020 e 2021: o ensino à distância. E, certamente, muitos alunos teriam passado dois anos sem aulas sem estas tecnologias.

Mas o efeito destas novidades não apareceu apenas na sala de aula. A gestão das escolas também sai ganhando muito!

O primeiro benefício é parecido com a questão de vendas que mencionamos acima. O trabalho de secretarias de escolas e universidades pode acelerar muito com a telefonia digital.

Estes sistemas aceleram o atendimento de várias formas. Os responsáveis podem transferir ligações com facilidade, inclusive entre diferentes departamentos. Também podem utilizar sistemas automatizados para que o público entre em contato diretamente com as pessoas mais indicadas, de acordo com o tema.

Mas, algo que pode não vir à mente, são as reuniões com pais de alunos, como indica a Ingram Micro. Organizar e promover estas reuniões de forma presencial tende a ser um grande incômodo.

Além da dificuldade em achar horários bons, não há como garantir a assiduidade ou pontualidade. Como resultado destas questões logísticas, as reuniões se tornam muito ocasionais.

O uso de sistemas de comunicação online facilita este processo. Se torna desnecessário agendar um local para uma reunião, e a possibilidade de falar sem sair de casa aumenta a assiduidade do público.

Além disso, como é fácil organizar estas conversas, elas podem ser mais pontuais, focadas em algo específico. Então, se surge algum problema que é preciso discutir com os pais o quanto antes, isto pode ser feito de forma mais fácil à distância.

E estas conversas mais constantes também podem resultar na melhoria da qualidade do ensino, já que permitem que os professores se adaptem a necessidades especiais mais rapidamente.

2. Mais saúde com videochamadas

Geralmente a saúde não é um setor que vem à mente quando falamos de contato à distância, mas ela também ganha muito.

Por exemplo, o Hospital Vida e Saúde comenta sobre a importância de videochamadas para humanizar o tratamento. Pessoas que requerem isolamento e tratamento intensivo muitas vezes se sentem solitárias em suas condições.

Mas, com a possibilidade de videochamadas, podem continuar se sentindo próximas da família e amigos. Ao melhorar o humor dos pacientes, isto também acaba trazendo melhores resultados no tratamento.

Inclusive, nas áreas da psicologia e psiquiatria, as videochamadas são a tecnologia da vez. É muito comum haver dificuldade para lidar com certas condições, ainda mais quando o paciente se sente desconfortável ou inseguro falando sobre a questão.

Então, com a telefonia digital e videochamadas, os pacientes podem se sentir mais seguros. A distância contribui à confidencialidade e pode deixar o paciente mais calmo e preparado para conversar – isto tudo enquanto aproxima pessoas que talvez nem tivessem como buscar ajuda profissional de outro modo.

E também vale notar como a comunicação online ajuda idosos e pessoas com movimentos limitados, algo apontado pelo portal Tea & Toast. Estas ferramentas aproximam as pessoas de suas famílias, caso tenham dificuldade em se locomover, além de facilitar a comunicação caso tenham problemas de audição.

Além de melhorar o humor, isto combate a depressão e doenças mentais frequentes em idosos.

3. Serviços mais completos no turismo e hotelaria

Em geral, o setor de serviços já é um dos que mais ganha com soluções de comunicação. O trabalho nestas empresas tende a ser muito mais pessoal e requer a confiança do cliente.

Mas isto se torna particularmente importante no turismo e hotelaria, onde a primeira impressão pode fazer toda a diferença, como diz o portal AISink.

A agilidade e possibilidade de transferência automática de chamadas é ainda mais importante aqui. Em um setor muito competitivo, a agilidade no atendimento se torna um importante diferencial.

Além disso, a opção de videochamadas permite um atendimento mais personalizado – inclusive sendo possível mostrar os quartos de um hotel ou pousada ao vivo, caso o cliente queira.

Esta combinação de fatores garante um melhor atendimento, que se adapta à necessidade do cliente. Mas, para somar a tudo isto, um bom sistema de telefonia digital também deixa gravar as conversas.

Estas gravações, então, podem ser usadas para garantir a qualidade do atendimento. O gestor pode reforçar a importância da identidade da empresa, ou trabalhar a linguagem usada, sempre buscando deixar os clientes mais tranquilos e satisfeitos.

4. Agronegócio: desde relações melhores a ideias mais... criativas

Vale notar aqui que já comentamos sobre uma grande vantagem de videochamadas no agronegócio: o suporte às máquinas.

Mas a distância traz outros problemas que podem ser combatidos com telefonia digital e videochamadas. Por exemplo, o contato com fornecedores é mais ágil e fácil. É possível tirar dúvidas rapidamente e falar com todos os colaboradores, independente do tamanho da propriedade.

E as videochamadas também podem ajudar na hora da venda. Elas agilizam o contato, auxiliam na negociação e, se necessário, o produtor rural pode mostrar o seu produto ao vivo, dando maior garantia da qualidade.

Bom, se o fazendeiro for particularmente criativo, também pode usar as chamadas como uma oportunidade para renda adicional. Foi este o caso, por exemplo, de uma fazenda na Inglaterra, que aluga videochamadas com suas… cabras – é o que diz o portal Compre Rural.

É um tanto inusitado, mas não deixa de ser uma geração de conteúdo. Algo que ajuda no marketing e também educa o público, de certa forma.

Conclusão: a telefonia digital já é vital para a vida moderna

Sabendo de todos estes benefícios, fica fácil entender por que tecnologias de comunicação estão em alta.

Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas, muitas empresas precisam dela e de ferramentas digitais para suas atividades. E, em anos recentes, isto inclui a telefonia digital.

Contanto com benefícios como a agilidade do contato e a eliminação de equipamentos físicos, soluções como o GoToConnect ganham cada vez mais espaço e facilitam a vida de mais e mais pessoas.

E vale lembrar que listamos aqui apenas alguns dos benefícios da telefonia digital. As vantagens ainda vão muito além e estão presentes em muitas indústrias.

Então te convidamos a conhecer mais sobre soluções como o GoToConnect e descobrir como elas podem ajudar a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.