Categorias
Sem categoria

Chatbot para whatsapp: Descubra como funciona!

Veja como o chatbot para WhatsApp influencia na sua estratégia de atendimento, trazendo mais praticidade e uma comunicação mais rápida.

O chatbot para WhatsApp é uma facilidade para a comunicação que já virou tendência por seu impacto positivo na automatização e evolução no atendimento.

Veja como o chatbot para WhatsApp influencia na sua estratégia de atendimento, trazendo mais praticidade e uma comunicação mais rápida.

O que é Chatbot?

Chatbot é um sistema que conversa, entende e responde solicitações de forma rápida. A palavra é a união de duas palavras da língua inglesa: “Chat”, que significa conversa e “bot”, que significa robô. Em tradução literal, seria “robô de conversa”. 

Apesar do nome, isso não significa que as respostas são mecanizadas: o Chatbot, quando bem configurado, pode manter uma resposta natural e humanizada.  

Os chatbots possibilitam uma comunicação rápida e a qualquer momento que o consumidor solicitar, através da automação de conversas. Também traz outras vantagens como redução de custos e aumento da agilidade e qualidade nas interações com clientes. 

Eles são a evolução de uma tecnologia chamada PLN – Processo de Linguagem Natural, que é responsável por aprimorar o atendimento da linguagem humana por máquinas. 

Como funcionam os Chatbots?

De maneira geral, os chatbots funcionam respondendo mensagens dos usuários de maneira assertiva. Por essa ação, existe todo um processo bem desenhado, responsável por receber, analisar e repassar a resposta. 

Esse processo pode ocorrer de duas formas:

  • Regras e diretrizes pré configuradas: O chatbot responde apenas às solicitações objetivas, que estão salvas em seu banco de dados. Por causa disso, o vocabulário acaba sendo mais limitado. 
  • Inteligência Artificial: Capaz de não só interpretar e responder os usuários, como também de aprender novos padrões de resposta à medida que interage com os usuários. 

Onde os Chatbots podem ser usados?

Atendimento ao cliente: Para algumas empresas, nem sempre é possível ter uma equipe grande de atendimento disponível, principalmente aquelas que recebem um grande volume de solicitações. Por conta disso, em muitos casos, os clientes acabam desistindo de marcar uma consulta ou atendimento, por exemplo. Uma das maneiras mais eficazes de resolver esse problema é a implantação de um chatbot, pois com ele é possível realizar uma triagem inicial do atendimento e direcioná-lo à equipe adequada. 

Junto à equipe de vendas: um chatbot pode realizar vendas sozinho. Afinal, nem toda empresa pode manter uma equipe de vendas 24 horas por dia. 

Pesquisas de satisfação: respondendo a poucas perguntas automatizadas, o cliente informa a sua percepção daquele produto e/ou serviço. Os gestores, no que lhes concerne, conseguem analisar esses dados. 

Nas dúvidas frequentes de um site: algumas dúvidas dos clientes são comuns, e, dispor de uma equipe para responder essas solicitações repetitivas, pode significar desperdício de dinheiro e também de recursos humanos. Para evitar esse problema e agilizar a comunicação, o chatbot é fundamental para automatizar esse processo.

Quais as vantagens de ter um chatbot na sua empresa?

Os aplicativos de chatbot otimizam as interações entre pessoas e serviços, aprimorando a experiência do cliente. Ao mesmo tempo, oferecem às empresas novas oportunidades de melhorar o processo de engajamento dos clientes e a eficiência operacional.

Redução no tempo de espera: em um levantamento realizado pelo site Reclame Aqui, mais de 200 mil clientes reclamam da demora por uma resposta. O chatbot pode reduzir o tempo de espera ou direcionar o atendimento, fazendo com que o consumidor não fique sem resposta. 

Padronização: O objetivo não é tornar o atendimento mecanizado e sim ajudar na padronização desse processo, fazendo com que todos os clientes recebam a mesma qualidade. A consequência é a manutenção da boa experiência do usuário para todos.

Aumento na produtividade: os chatbots conseguem dar vazão a um grande número de informações, em simultâneo, aumentando a produtividade. Afinal, visto que o bot estiver resolvendo algumas atividades mais repetitivas, os colaboradores da empresa podem focar em outros processos.

Omnie.chat, a solução definitiva para atender via WhatsApp!

Tenha hoje mesmo um ChatBot de atendimento no seu negócio com múltiplos atendentes, múltiplos números, setorização e muito mais. Conecte-se com seus clientes, gere mais vendas e economize!

Suporte 12 x 5

Um time de sucesso para garantir êxito na sua operação 12 horas por dia, 5 dias por semana!

Múltiplos atendentes

  • Atenda a diversos clientes com diversos atendentes ao mesmo tempo, não perca nenhum chat! 

Múltiplos números de WhatsApp 

  • Tenha vários números em um único painel. Poderoso recurso!

API de integração 

  • Integre o seu sistema e automatize processos de forma fácil, rápida e eficaz.

 Relatórios e Dashboards

  • Visualize relatórios de atendimentos e veja dashboards sobre seu sistema. 

Histórico de atendimentos 

  • Verifique todo o histórico de conversas, inclusive as mensagens apagadas.

Omnie.Chat é uma solução confiável para empresas com uma forte base de clientes voltada para o crescimento de seus negócios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.